O que é Crossfit Games?

O “Reebok Crossfit Games” é o principal campeonato de Crossfit no mundo realizado uma vez por ano desde 2007 pela Crossfit Inc. sendo o único mundial oficial da marca.


O “Reebok Crossfit Games” é o principal campeonato de Crossfit no mundo realizado uma vez por ano desde 2007 pela Crossfit Inc. sendo o único mundial oficial da marca. 

Realizado nos Estados Unidos da América, a competição conta com os atletas mais bem condicionados do mundo, os “Fittest on Earth”. Conta também com diversas categorias individuais e em times, as quais contém atletas classificados da etapa online e dos campeonatos sancionados.

Antes de 2019, havia duas etapas anteriores aos Games, o Open e os Regionais, entretanto, a Crossfit mudou as regras e excluiu a etapa dos Regionais, além de aumentar o números de atletas classificados para o Games. Exceto por 2020, que foi um ano atípico por conta da pandemia pelo novo Covid-19 .

Os maiores nomes no mundo hoje são Mat Fraser e Tia Clair, atuais campeões mundiais. O prêmio é dado em dinheiro, além de diversas outras coisas que vem de outras marcas e do título de “mais condicionado do mundo”.

E para ficar mais perto dos melhores do mundo, a KVRA disponibiliza diversos produtos como shortstops e regatas para incrementar seus treinos e te deixar parecido com seus ídolos.

Como é feita a classificação?

Para chegar aos Games, os atletas precisam passar por uma etapa online, o Open, ou de um campeonato sancionado. A etapa online é composta por 5 workouts postados durante 5 quintas-feiras com prazo de envio dos resultados, obrigatoriamente gravados em vídeo, até a segunda-feira seguinte, todos feitos com a presença de um árbitro. 

Importante ressaltar que só poderão concorrer às vagas os atletas que fizerem todos os workouts no “RX”. Ao final dela,  se classificam os 20 melhores homens e mulheres do mundo inteiro. 

A outra forma de classificação é pelos sancionados, os quais ocorrem em 15 países, aqui no Brasil temos o BCC (Brazil Crossfit Championship), e os classificados são os campeões deles, ou seja, 15 homens e 15 mulheres irão ao Crossfit Games. E a última forma de classificação é feita pelos 4 convites individuais enviados pela Crossfit.

Os classificados pelos sancionados e os convidados não são mais obrigados a participar do Open, a participação não oferece vantagem na competição, apenas modifica o lugar na bateria.

A classificação dos times é feita através dos sancionados, exceto o Crossfit Italian Showdown que não tem a categoria, ou seja, 14 times serão classificados. Os times são compostos por 6 pessoas, sendo 2 homens, 2 mulheres e 2 suplentes.

Quais as categorias que existem no Crossfit Games?

Existem algumas categorias dentro da competição individual, além da competição em times. As categorias vão de teens até masters, se dividindo por idades. O teens é dividido em 14-15 e 16-17, e a elite adulta, que vai dos 18 até os 34 anos e, por último, os masters que se dividem em 35-39, 40-44, 45-49, 50-54, 55-59 e 60+. 

O que muda entre elas são os pesos utilizados nas provas, a quantidade workouts e o valor dos prêmios para os ganhadores, além da forma de classificação, que é feita de forma um pouco diferente. 

Nos teens e masters a classificação funciona em três etapas, eles também realizam o Open e os 200 melhores irão para o Age Group Qualifier Online e, depois, somente os 10 melhores se classificam para os Games. 
Você pode assistir todos os eventos pelas lives no site da Crossfit e acompanhar os melhores do mundo da sua casa!

Compartilhe

Comente: O que é Crossfit Games?