As melhores copas do mundo de futebol

As Copas do Mundo de Futebol são uma tradição esportiva que se tornou uma referência cultural necessária.


As Copas do Mundo de Futebol são uma tradição esportiva que se tornou uma referência cultural necessária.

A cada quatro anos, as seleções selecionadas debatem em partidas emocionantes para demonstrar quais são as melhores figuras, na conquista da tão esperada taça e, da mesma forma, na obtenção de diferentes reconhecimentos.

As primeiras Copas do Mundo foram marcadas pela desordem logística (apenas quatro seleções europeias compareceram ao Uruguai 1930, enquanto duas seleções sul-americanas compareceram à Itália 1934).

Algumas das Copas mais recentes foram vestidas pela enorme reserva de seleções com muito medo de perder (de 1990 até hoje, a única Copa do Mundo que não se tornou um festival defensivo foi a França 1998).

Vamos contar algumas das melhores Copas do Mundo de Futebol que já aconteceram: 

1 - Suíça 1954

A Copa do Mundo com a melhor marca de gols: 140 em 26 jogos, uma estimativa de cinco por jogo. A verdadeira atração do torneio foi a perda de um time considerado imbatível, a Hungria de Ferenc Puskas.

Na final, a Hungria enfrentou a Alemanha, equipe que havia vencido por 8 a 3 na primeira rodada. A Mannschaft teve um grande motivador, Sepp Herberger, um treinador que é creditado com grandes máximas do futebol como "a bola é redonda" ou "o jogo dura 90 minutos".

Assim, sob forte chuva, os teutões viraram um jogo que começaram a perder por 2-0, e com dois golos da sua figura, Helmut Rahn, venceram um jogo que se chamaria "O Milagre de Berna".

2 - Suécia 1958

Pelé e Garrincha estreiam-se e o desconhecido avançado francês Just Fontaine marca 13 golos em seis jogos.

Com uma vitória por 5 a 2 sobre os anfitriões, o Brasil se tornou o primeiro time a vencer uma Copa do Mundo em outro continente. Tonando a camisa do Brasil pesada em copas.

O Rei marca duas vezes, incluindo um dos gols mais bonitos já vistos em uma Copa do Mundo: amortece um cruzamento com o peito, dribla um adversário e finaliza um chute de direita. Nas semifinais, e pelo mesmo placar, os sul-americanos despacharam a França de Fontaine.

3 - México 1970

Um Mundial que teve quase tudo: o melhor time de todos os tempos, o Brasil, no qual cinco autênticos dez (Pelé, Jairzinho, Rivelinho, Gerson e Tostão) jogaram juntos em um 4-3-3; considerada a melhor defesa da história e uma verdadeira revelação: Peru por Héctor Chumpitaz e Teófilo Cubillas.

A final em que o bem (os brasileiros) derrotou o mal (o catenaccio ultra-defensivo dos italianos).

Talvez a única razão pela qual não tenha sido a melhor Copa do Mundo da história seja por causa da campanha triunfante do Canarinha, seis vitórias em seis jogos, com 19 gols a favor e 7 contra.

4- Espanha 1982

O torneio que melhor sintetizou a história da Copa do Mundo de Futebol ao reunir partidas memoráveis ​​de ida e volta.

Soma-se a uma maior participação de selecionados da África, Oceania e América Central, o destaque da Copa do Mundo moderna.

Nenhuma Copa pode se gabar de ter duas das partidas mais dramáticas da história. Itália 3, Brasil 2: Paolo Rossi, atacante italiano que havia acabado de cumprir uma suspensão de dois anos e não havia marcado em todo o torneio, marca três gols e elimina uma seleção brasileira primorosa que entrou para a história apesar de não ser campeã.

Alemanha 3, França 3 (5-4 pênaltis): Liderados por Michele Platini, os franceses aproveitaram dois gols na prorrogação, mas com a entrada de Karl-Heinz Rummenigge e um chileno de Klaus Fischer, os Alemães empataram o jogo e eles então venceram a primeira semifinal da história decidida nos pênaltis.

5 - México 1986

A Copa do Mundo que fez de Diego Maradona uma das referências indiscutíveis da história do futebol.

Nunca um jogador foi tão decisivo para a sua equipe. Maradona eliminou sozinho a Inglaterra com dois gols lendários: o mais bonito das Copas do Mundo, em que largou do meio-campo e deixou metade da seleção inglesa esnobada, e o mais complicado, a Mão de Deus.

6 - Alemanha 2006

Um Mundial onde praticamente todas as seleções eram compostas por figuras, destacando-se assim a escalação composta por Xavi, Iniesta, Villa, Puyol, Ramos, Xabi, Raúl e Torres. Luis Aragonés criou o que viria a ser uma das melhores equipas.

A Espanha, com uma geração jovem de jogadores de futebol, colocou o público no bolso por uma vitória contra a Ucrânia, alertando que o futuro seria deles.

O grande jogo para o título não decepcionou. Zidane marcou contra Buffon aos sete minutos de jogo, mas Materazzi empatou. Da Copa do Mundo de 2006 temos uma das imagens que mais girou o mundo. Na prorrogação, Zizou, provocado pelo zagueiro transalpino, atacou Materazzi de cabeça, forçando sua expulsão daqueles que seriam seus últimos minutos como jogador profissional.

Apesar disso, Zidane ganhou a Bola de Ouro de melhor jogador da Copa do Mundo.

7 - Brasil 2014

Além de contar com seleções formadas por craques do futebol, o evento que se tornaria memorável e marca desta Copa do Mundo: a inesquecível partida entre Brasil e Alemanha, que terminou com a sinistra derrota da equipe da casa contra a seleção teutônica, apenas com um placar final de 7-1.

Compartilhe

Comente: As melhores copas do mundo de futebol