Rio Verde terá estudante na final da Olimpíada de Português

A Olimpíada de Português, que também premia os professores dos estudantes, vai escolher as melhores produções dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e busca estimular o interesse pela leitura e a melhor escrita


Goiás terá sete alunos participando da seletiva final da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, prevista para o dia 9 de dezembro. Os estudantes goianos tiveram trabalhos escolhidos em quatro das cinco categorias do concurso. 

 

Internet rápida de verdade em Rio Verde é na Netlink!

 

A Olimpíada de Português, que também premia os professores dos estudantes, vai escolher as melhores produções dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e busca estimular o interesse pela leitura e a melhor escrita.  O concurso é dividido em cinco categorias: Crônica, Memórias Literárias, Poema, Documentário e Artigo de Opinião. Os dois últimos textos produzidos por alunos goianos e selecionados para a final foram nas categorias Documentário e Artigo de Opinião.

Os estudantes goianos selecionados para esta edição do concurso foram: Gilberto Gonçalves Filho, estudante do Colégio Estadual Jalles Machado (Goianésia), com Artigo de Opinião;  Gabrielle Carrijo, Mell Ribeiro e Tarick Gabriel, alunos do Colégio Estadual Alfredo Nasser (Santa Rita do Araguaia), com Documentário;  Adriely Stefany Ferreira, aluna do Colégio Estadual Vila Nova (Brazabrantes), Beatriz Pereira, da Escola Estadual Nilda Margon Vaz (Catalão) na categoria de crônica e Vitória Gonçalves, da Escola Estadual Cunha Bastos (Rio Verde), em Memória Literária.

Veterano
O estudante do 3º ano do ensino médio, Gilberto Gonçalves Gomes, de 18 anos, já é experiente em participar de olimpíadas. Ele é tricampeão na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Agora, além de se destacar na área de exatas, vai ter o desafio de concorrer no concurso na área de humanas pela primeira vez.

“Apesar de ter mais aptidão em matemática, gosto muito de escrever, sempre gostei. Por isso, de um tempo pra cá tenho participado de alguns concursos de redação”, ressalta.  O adolescente foi orientado pela professora Patrícia Fonseca Carvalho.

Gilberto diz que ingressar no concurso envolveu um misto de emoções. “Além da expectativa, a participação teve valor porque tive contato com outras culturas em uma grande troca de experiência, porque tem participação de gente do País inteiro. Nas Olimpíadas de Matemática, o pessoal é de exatas, são mais fechados. Já nessa, o pessoal de humanas é bem comunicativo”, afirmou.

Olimpíada
A Olimpíada é promovida pela Fundação Itaú Social, em parceria com o Ministério da Educação e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC). A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa recebeu 8.274 inscrições de Goiás. Além da rede estadual de ensino, o Programa teve adesão das secretarias de Educação de 206 municípios, totalizando 1.647 escolas.

No Brasil, foram 171.035 inscritos nas cinco categorias por gênero textual, com adesão de todos os estados e de 4.876 municípios (87,5% do total), alcançando 42.086 escolas.

O vencedor de cada categoria terá como prêmio, além da medalha, uma viagem cultural para uma cidade brasileira (ainda a ser definida), que será acompanhada de um monitor. Já o professor ganha medalha e uma viagem internacional de uma semana de imersão pedagógica. A cidade também será definida pela organização da Olimpíada. Já a escola ganha placa de homenagem e acervo para a biblioteca escolar. 

DG

Compartilhe

Comente: Rio Verde terá estudante na final da Olimpíada de Português