Lançamento de livro: Tempo de Tarumã

Livro é uma ode ao cerrado


A editora carioca Outras Letras está lançando Tempo de Tarumã, de Tarciso S. Filgueiras. O livro conta a saga de um jovem na década de 1930, tendo como pano de fundo a beleza e a solidão do Cerrado, a região inóspita e rica do Planalto Central.  O autor confessa que trechos de algumas histórias relatadas no livro circulam, oralmente, há décadas, entre membros de sua família. E continua “As letras das canções são de autores desconhecidos. No entanto, todas elas, sem exceção, eram cantadas pela minha mãe, dona Sinhá”.

No prefácio, o escritor Bariani Ortencio, autor do Dicionário Brasil Central, que contém expressões rurais usadas em Tempo de Tarumã, afirma que romance colabora para formar a verdadeira História do Brasil, feita através das crônicas dos escritores regionais. E mais: “Tempo de Tarumã é um manual do fazendeiro, uma epopeia de uma comunidade que se forma, registro histórico dos desbravadores do sertão, dos fazedores de cidades.

Tempo de Tarumã conta a história de Belmiro que, mesmo tendo praticado um ato ilícito – matou o prefeito da cidade –, teve a oportunidade de reconstruir sua vida através da travessia do cerrado e da construção de uma próspera fazenda em Goiás.

O romance reproduz com primor a primeira escola, as festas religiosas e as comemorações nas fazendas. Sem sombra de didatismo, o autor leva o leitor a se deslumbrar com a beleza das árvores, com o sabor dos pratos, com a fartura da terra onde se plantando tudo dá.

Para quem tem o pé na roça, este livro cai nostalgicamente na alma. Para os que ainda vivem na região rural ele é um relato de suas vidas. Para todos os outros, Tempo de Tarumã é uma oportunidade imperdível de conhecer todos os lados do Cerrado e um pouco da nossa História.
 
Sobre o autor:
Tarciso Filgueiras nasceu em Goiânia (GO), e morou muitos anos em Brasília onde exerceu sua profissão de botânico. É autor de mais de cem artigos científicos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros e de dois livros. Tempo de Tarumã é a sua primeira incursão no romance. Tarciso vive em São Paulo e é professor-orientador em cursos de pós-graduação na capital paulista e em várias cidades do país. Suas atividades principais de lazer são leitura, música e caminhada. Gosta tanto da vida urbana quanto da rural, fonte inesgotável de inspiração.


Nas livrarias a partir de março.  
Até lá, vendas pelo site www.outrasletras.com.br
Mais informações:
Outras Letras Editora - (21) 2267.6627 | outrasletras@outrasletras.com.br

Compartilhe

Comente: Lançamento de livro: Tempo de Tarumã