Janela para o sucesso

Jovem divulga bandas do Brasil pelo seu blog


Viver o sonho de ser um artista de sucesso é a vontade e desejo de muitos músicos. Mas os obstáculos que se impõem nos caminhos destes artistas são o que impede a maioria de chegar ao estrelato.


Veja também: Máquina fotográfica que imprime na hora

Um dos desafios é a divulgação do seu trabalho, algo de muita importância e extrema necessidade para quem quer se tornar conhecido e conquistar o seu público. Mas quem pensa que a divulgação é fácil, está enganado.

Os próprios músicos reclamam que não é comum encontrar uma 'mão amiga' para ajudá-los na divulgação de seus trabalhos, pois muitos pensam em receber por isso, não fazem por simples colaboração. "Nesse meio, encontrar alguém que promova (um músico) sem nenhum interesse é muito difícil. Cantar é bom, mas o caminho é o mais complicado entre as carreiras profissionais: tudo depende de quem está por trás de você, quem te apóia até que seu nome seja reconhecido, tem que ser uma pessoa de peso", desabafa o cantor Álvaro Júnior de 20 anos, que iniciou sua carreira tocando na igreja aos 7 anos. Finalmente, em 2006, gravou sua primeira composição.

Indo na contra-mão dos divulgadores que cobram pelo serviço, a estudante de publicidade Giulianna Conte criou em outubro de 2007 o blog Bandas de A a Z www.bandasaz.blogspot.com, na intenção de ajudar estes grupos a tornarem público os seus projetos musicais sem cobrar nada por isso, apenas com a vontade de colaborar. "Toda banda cresce de baixo.

Essas bandas conhecidas, nacionalmente e até internacionalmente, já foram de garagem um dia. No que for possível continuarei ajudando indo a shows, fotografando, escrevendo sobre os novos talentos e, claro, divulgando", diz com entusiasmo a futura publicitária.

Nestes quase 4 anos de trabalho, o blog já divulgou mais de 400 bandas e lançou 16 coletâneas. A cantora Jeanne Barreto, 23, que atua na música desde os 9 anos de idade  é uma admiradora do blog A a Z, pois, segundo ela, "o projeto dela (Giulianna) para os artistas é fundamental. É necessário gastos para divulgação, e muitos não possuem condições financeiras para custear isto".

O cadastro para a divulgação no blog funciona da seguinte forma: as bandas enviam para o e-mail bandas.a.z@gmail.com uma foto em boa qualidade, uma arquivo de uma música em MP3. Também devem preencher uma lista que diz o nome da banda, estilo, ano que surgiu, os integrantes e suas funções, as influências e os links para contato. A responsável pelo blog conta ainda que 'garimpa' "umas bandas na internet, e quando alguma me interessa, entro em contato oferecendo uma divulgação no blog".

O projeto deu tão certo que uma banda conseguiu uma gravadora, outras chamaram a atenção e se tornaram notícia, foram entrevistadas, além de ganhar o que todo músico quer: fãs. ”Os planos para o futuro - que está muito próximo -, é lançar o site, que dará mais credibilidade e vantagens para as bandas e promover eventos, sejam festivais ou workshops”.

Por Dyego Queiroz
Especial para o Rio Verde Agora


Quer sugerir uma notícia? Envie e-mail para contato@rioverdeagora.com.br

Fotos

Imagem de Janela para o sucesso Imagem de Janela para o sucesso

Compartilhe

Comente: Janela para o sucesso