Crianças das escolas municipais de Rio Verde recebem livro e incentivo sobre preservação de rios

Projeto Douradinho completa 18 anos na estrada em defesa dos rios


Começa hoje a segunda etapa do Projeto Douradinho em Goiás. O Autor do Livro Douradinho, Thiago Cascalhudo, visita as escolas Municipais dos municípios  Bom Jesus, Castelândia, Maurilândia, Quirinópolis, Santa Helena e Rio Verde. E entrega a todas as crianças o livro Douradinho e faz contação e atividades para incentivar as crianças sobre a importância de preservar nossos rios.

“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Esta frase, do poeta Mário Quintana, o escritor Thiago Cascabulho carrega gravada a mão no seu exemplar pessoal do livro “Amiga Lata, Amigo Rio”, como uma  prece. Nesses meses setembro e outubro de 2019 o criador do valente peixe cascudo Douradinho embarcará em mais uma longa turnê de encontros com alunos participantes do seu Projeto Douradinho, até 37 municípios de MG, MT e GO.

O Projeto Douradinho é um programa cultural de incentivo à leitura e educação ambiental. Com a ajuda da história do cascudinho, que desde 2002 emociona e mobiliza gerações, o projeto vem comprovando o enorme poder transformador que existe nas comunidades escolares, e como elas são fundamentais para a formação de uma nova visão ambiental e social regenerativa.

“Nosso peixe chegou à maioridade. Nesses 18 anos distribuímos mais de 80 mil livros, cruzei 14 estados e centenas de cidades contando e ouvindo histórias sobre os rios Brasileiros. Vi diversas iniciativas de reflorestamento de nascentes, hortas comunitárias e
muito mais nascer das escolas. E este ano vou ver e Divulgar muito mais.”, afirma o autor.
Qualquer escola pode participar gratuitamente do projeto pelo site, mas todos os anos algumas cidades são escolhidas para receber exemplares do livro, cartilhas pedagógicas, palestras para formação de educadoras e encontros com o autor.

No primeiro semestre as 37 cidades selecionadas deste ano receberam 40 formações, com público total de 677 educadoras. Agora é a vez dos alunos destas professoras conhecerem pessoalmente o escritor Thiago Cascabulho, mostrar os trabalhos que foram produzidos ao longo do ano e matar suas curiosidades sobre o universo das letras. Serão 70 encontros.

“É muito raro para a maioria das escolas este momento, a visita do autor. Não há nada que estimule mais a leitura e a produção textual do que a percepção de que o escritor é uma pessoa de carne e osso”, diz Laura Amorim, produtora-executiva do Projeto Douradinho.

Até o dia 05 de novembro as professoras de todo Brasil que realizaram alguma ação de impacto com suas turmas inspiradas na leitura do livro podem inscrevê-la pelo site do projeto. Com isso, receberão um certificado de participação. A divulgação das ações recebidas acontecerá até o final do ano, pelas mídias sociais.

O Projeto Douradinho é realizado por meio da lei de Incentivo à Cultura e em 2019 recebeu patrocínio das transmissoras de Energia Guaraciaba e Matrinchã. 

Compartilhe

Comente: Crianças das escolas municipais de Rio Verde recebem livro e incentivo sobre preservação de rios