6 dicas para planejar a cozinha ideal

Quem nunca sonhou em ter aquela cozinha planejada, perfeita, com tudo combinando, ou ter aquelas cozinhas que são integradas com outros ambientes, tudo feito com muita simplicidade, mas tendo sempre um toque de sofisticação, não é mesmo?


Quem nunca sonhou em ter aquela cozinha planejada, perfeita, com tudo combinando, ou ter aquelas cozinhas que são integradas com outros ambientes, tudo feito com muita simplicidade, mas tendo sempre um toque de sofisticação, não é mesmo?

 

Atualmente as cozinhas vêm chamando a tenção do público, por estarem cada vez mais modernas, principalmente daqueles que estão construindo a casa nova, ou aqueles que desejam morar sozinhos, todos querem uma cozinha totalmente funcional e bonita.

 

Se você é do tipo que adora ficar por dentro das últimas tendências em relação ao lar, continue essa leitura, pois vai descobris muitas formas de planejar a cozinha ideal para sua casa ou apartamento. Vamos te orientar da melhor forma para você ter a cozinha que você sempre sonhou.

 

As cozinhas hoje em dia, já não são planejadas daquele jeito tradicional de antigamente, hoje as pessoas procuram planejar algo que possa receber vistas e ser o centro das atenções, onde você possa reunir as pessoas na sua cozinha, sem ficar naquele aperto.

 

Saber como planejar uma cozinha pode te trazer muito benefícios na rotina da sua vida, se tratando de uma cozinha versátil, fica melhor ainda. Um dos principais erros na hora de planejar a cozinha, é sacrificar a boa circulação dentro da própria cozinha, ficando aquela coisa apertada.

 

Mas agora vamos aprender a como fazer um bom espaço para você receber suas visitas e cozinhar ao mesmo tempo, sem ter que tirar todos da cozinha e você ter que ficar dividida entre as panelas e a sala de jantar ou a sala de visitas.

 

Saiba como planejar uma cozinha ideal integrada com outros ambientes

Já tem algum tempo em que as cozinhas estão sendo integradas com a sala de estar, por exemplo, em algumas casas ou apartamentos. Isso faz com que o ambiente fique muito mais fluído, sem ficar tudo apertado em um só cômodo.

 

Para isso você pode contar com uma boa marcenaria na hora de faze um balcão que possa unir os ambientes.

 

Caso você queira planejar sua cozinha, mas ela fica muito perto da lavandeira, o melhor a se falar é fazer um projeto, onde vai manter a máquina de lavar o mais ditante possível do fogão. E pode ser usado uma divisória para fazer isso.

 

Veja se a cozinha vai ter uma boa capacidade de armazenamento

Na hora de fazer o projeto para sua cozinha você deve sempre se atentar ao tamanho da “cubagem”, nada mais é do que o termo técnico utilizado pelos designers, para definir o local que vai receber um determinado volume de objetos.

 

Essa é uma das coisas que são mais importantes no processo de tornar uma cozinha funcional. Antes de sair já planejando de como vai ser o armário, um dico importante é fazer uma listagem de possíveis coisas que serão colocadas na cozinha.

 

Feito isso, você já pode começar a pensar em todos os gabinetes, armários e gavetas que serão necessários para guardar tudo bem organizado. Pois, uma cozinha precisa ter uma boa organização.

 

Faça investimentos na iluminação

Você pode fazer esse investimento em iluminação em focos de luz, ou iluminação difusa. Devemos pensar que a iluminação da cozinha deve ser bem natural. Caso você tenha bancadas na sua cozinha, vale investir em algo mais focado como aqueles lustres pendentes.

 

Caso na onde você for cozinhar a luz natural não seja muito boa, você pode investir em lampadas mais econômicas, para ficar mais forte nessa região como a luz  fluorescente ou LED. Direcionadas para a região onde for cozinhar.

 

Tenha uma boa ventilação

Quando falamos de praticidade na cozinha, uma boa ventilação também deve ser considerada, pois, na cozinha temos vários odores, como o da comida na hora do preparo, produtos de limpeza quando for limpar a região. Por esse e outros motivos você deve investir em uma boa iluminação.

 

A cozinha é um local onde se deve receber muita ventilação e luz natural, quando mais melhor. Pensando em complementar essa ventilação, você pode fazer a instalação de sistema de exaustão, através de coifas.

 

Saiba escolher o que melhor se adapta com a sua rotina

Mais que uma cozinha bonita, você deve pensar em uma cozinha que seja planejada para atender todas as suas necessidades da sua rotina. Uma cozinha funcional ajuda muito na hora da correria.

 

Você pode escolher entre o estilo americano ou tradicional, mais colorida, ou se você gosta de tudo mais monocromático, pode ser também. O importante é ter uma cozinha prática cheia de personalidade.

 

Escolha as cores que vão ser usadas

Você não deve ficar preso a perguntas como: pode pintar a cozinha de colorido ou não? Isso tudo vai depender do seu gosto e de como você deseja ter a sua cozinha. Você pode usar diversos tipos de texturas e materiais, para deixar a sua cozinha com a sua cara. Inspire-se.

 

 

Compartilhe

Comente: 6 dicas para planejar a cozinha ideal