Quais os tipos de códigos de barras mais comuns?

De fato, quem precisa usar códigos de barras pode sofrer com dúvidas frequentes. No entanto, o assunto não é tão complexo como as pessoas pensam


Você sabe quais os tipos de códigos de barras mais comuns? Certamente, é preciso entender um pouco mais sobre os códigos de barras para fazer uma escolha correta.


 

De fato, quem precisa usar códigos de barras pode sofrer com dúvidas frequentes. No entanto, o assunto não é tão complexo como as pessoas pensam.


 

Basta estudar um pouco mais para aprender quais os melhores códigos de barras! Portanto, neste texto você vai aprender quais os tipos de códigos de barras existentes e vai poder escolher o melhor para você!


 

Tipos de códigos de barras mais usados

Existem diversos tipos de códigos de barras, mas para que servem esses códigos? Os códigos de barras são grandes aliados quando se trata de controle de estoque e logística de produtos.

 

Através do código de barras você pode controlar preços, quantidade de produtos e facilitar a entrega e armazenamento de bens da empresa. Vamos conhecer os tipos de códigos de barras?


 

EAN 13

Um dos tipos de códigos de barras mais usados atualmente é o EAN 13. Esse código possui caracteres de 0 a 9 e possui outros nomes. Você pode chamar o EAN 13 de GTIN. O código possui 13 dígitos e é utilizado no varejo, principalmente em PDV de vendas.


 

Portanto, está explicado o porquê de tanto uso desse código de barras. De fato, é pela questão de ele ser usado em etiquetas de produtos em praticamente todo o comércio de varejo e também nas melhores lojas virtuais.


 

Código UPC

O UPC é o Código Universal de Produtos, ele possui doze números sendo eles números de zero a nove. O seu nome alternativo é UPC-A, além de tudo, esse código é usado na América do Norte e Canadá. O seu uso é feito no varejo para diversos fins de controle de produtos.


 

Assim como o EAN-13 é um código bastante usado para escancear produtos em pontos de vendas (PDV). Portanto, se sua empresa usa ponto de vendas este é um código ótimo.

 

EAN - 8

Como o nome já denuncia, o código de barras EAN 8 possui 8 dígitos. É um código muito usado no varejo, certamente, para controle de preços e quantidades de produtos no mercado varejista.


 

Esse código EAN foi desenvolvido em formato menor, pois, alguns produtos não tinham espaço na embalagem. Com a criação do código EAN o problema foi resolvido. Existem códigos diferentes como o EAN-5 e EAN-2.


 

Código QR ou QR CODE

Esse código é muito utilizado para reproduzir conteúdo em aparelhos eletrônicos como smartphones, tablets e computadores. Esse código tem resposta rápida e possui nome alternativos como; código Matrix e código de barras 2-D.


 

Certamente, você já usou ou viu um código QR em embalagens de produtos. Esse modelo de códigos é usado por diversas industrias de produtos, tanto no varejo como no atacado. Em bilhetes de passagens aéreas, vestiários e outros produtos é comum o uso do QR Code.


 

ITF-14 ou DUN-14

É um código de barras bastante usado em embalagens e caixas diversas. O código possui quatorze dígitos e isso faz o nome dele ser conhecido. Geralmente em empresas que trabalham com fretes os produtos possuem esse código de barras.


 

Código 128

Esse código de barras 128 também é conhecido como ISSO/IEC 15417:2007. Além de tudo, o código possui caracteres especiais e utiliza extensão FNC4. Geralmente, é usado para envios de produtos e fica visível em embalagens de itens para entrega.


 

Codabar

Outro código de barras bastante utilizado é o CODABAR. Este é um dos modelos de código de barras mais comuns que possui nomes alternativos. Quando você encontrar nomes como; Monarca, Código 2 de 7, USD-4, Ames Code e ANSI/AIM BC3-1995 pode saber que é o código .


 

O Codabar possui números e termina com uma letra e é muito usado na indústria de banco de dados. Ou seja, muito usado para tecnologia. Certamente, esse é um código de barras bastante utilizado por ser confiável.


 

Não fique sem código de barras

Agora você sabe quais os tipos de códigos de barras mais usados e não pode mais ficar sem código. Certamente, os códigos de barras ajudam muito na gestão de produtos, evitando problemas na logística e no controle de preços.


 

Se você está procurando a melhor maneira de rastrear entregas, controlar estoques use código de barras. Desta maneira, vai ter o maior aproveitamento na gestão completa da sua empresa.

 

Compartilhe este artigo e ajude mais pessoas a matar a curiosidade. De fato, esse é um assunto essencial para qualquer empreendedor.

Compartilhe

Comente: Quais os tipos de códigos de barras mais comuns?