Pavê & Comê: Macarrão de panela de pressão

Toda semana Alinne Lima traz uma receita diferente nesta delícia de coluna


Criado por um chinês, cultivado pelos italianos, o macarrão deu certo no Brasil também. A fórmula é simples e econômica e o repertório, variado. De tal forma que saborear uma boa massa virou programa (como atestam as inúmeras casas especializadas na sua venda e serviço). No mais, há sugestão para se experimentar o prazer de preparar (integralmente) o macarrão em casa: da massa ao recheio, sem esquecer do molho.

Consta-se que foi Marco Pólo quem trouxe o macarrão da China. Mas os italianos, provavelmente insatisfeitos com o fato de que o prato mais popular de sua cozinha tenha origem chinesa, acabaram descobrindo que no testamento do militar genovês, Punzio Bastone, lavrado pelo tabelião Ugolino Scarpa, em 2 de fevereiro de 1279, 13 anos antes da chegada de Marco Pólo, havia, de herança, uma caixa de “macarrones”, ou seja, massa seca. Os americanos, porém, vão mais além. Garantem que antes da fundação de Roma, o macarrão já era conhecido.

Mas tudo indica que, ao contrário do que se pensa, a origem do macarrão não é italiana, mas sim chinesa. O macarrão foi descoberto pelo explorador Marco Pólo, no século XIII, na China, em uma de suas famosas viagens. De volta á Itália, difundiu o tipo de alimento, que teve a aprovação dos italianos, tendo em seguida se espalhado por toda a Europa. Baseado na filosofia chinesa de comida natural, a massa utilizada na elaboração do macarrão é feita, desde aquela época, a partir de ovos frescos, farinha de trigo e água pura.

Macarrão de panela de pressão

Ingredientes:

01 Cebola

01 Pacote de Macarrão Pene

02 Tabletes de Caldo de Carne

01 Copo de Requeijão Cremoso

05 copos (requeijão) de água

01 lata de Creme de Leite com soro

Bacon

Temperos a gosto (Sal, Pimenta, Orégano...etc)

Modo de preparo:
Frite o bacon, até que ele fique bem dourado. Em seguida coloque todos os ingredientes na panela de pressão e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Depois coloque o macarrão em um recipiente e decore com mussarela.

Dicas:
Comece a contar os 10 minutos após a panela "pegar" a pressão.Você pode substituir o Bacon por Frango, Carne Moída ou Presunto Picadinho.

Compartilhe

Comente: Pavê & Comê: Macarrão de panela de pressão