Melhores dicas de psicologia para alavancar o seu negócio
Conheça-os de seguida e comece a implementá-los hoje mesmo, vai ver que irão fazer toda a diferença
Muitas vezes realizar campanhas de marketing envolve alguns conhecimentos de psicologia para conseguir a obtenção de bons resultados.
Assim sendo, nada melhor do que aliar ambas e conseguir obter ótimos resultados que vão facilmente alavancar as suas vendas, principalmente se a sua loja virtual tem pouco tempo.
Conheça-os de
seguida e comece a implementá-los hoje mesmo, vai ver que irão
fazer toda a diferença.
Dicas de psicologia para implementar nas suas campanhas de marketing
Cada vez mais as compras são realizadas devido a emoções inerentes ao cliente, assim sendo, é importante despertar o máximo de sentimentos para conseguir facilmente aumentar a venda dos seus produtos ou serviços.
1 – Dar destaque às emoções
Quer seja
tristeza, felicidade, choque, humor, medo, saudade… São imensas as
emoções que despertam os maiores níveis de leitura por parte dos
consumidores, isto porque são emoções com as quais os mesmos se
identificam mais facilmente.
Desta forma, as
marcas devem apostar nas mesmas como forma de interação e criarem
textos, imagens (pode utilizar o Burst
para as descarregar) ou vídeos que recorram a essas emoções
(aumentando também a taxa de compartilhamento).
2 – Dar para receber
Esta é uma das bases principais das campanhas de marketing e segue o princípio da reciprocidade.
Ou seja, os
consumidores têm tendência a sentir necessidade de retribuir a quem
lhes oferece algo.
3 – Sabe quais são os significados das cores?
Pois bem, outra
das dicas de psicologia pode parecer um pouco estranha, no entanto,
as diversas cores podem ser utilizadas a favor das marcas, de forma a
conseguirem mais facilmente atingir os seus objetivos.
Alguns dos significados mais comuns são:
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Amarelo – Otimismo e juventude;
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Verde – Riqueza e bem-estar;
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Azul – Serenidade e harmonia;
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Vermelho – Paixão e energia;
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Laranja – Prosperidade, sucesso e alegria;
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Branco – Paz, pureza e limpeza.
4 – Promover a exclusividade
Sabemos que todos
os clientes são importantes, no entanto, o consumidor gosta de se
sentir parte de algo, ou seja, de se sentir especial.
Assim sendo, as campanhas de marketing que praticam este tipo de abordagem (por exemplo oferta especial aos primeiros 100 subscritores ou clientes) costumam ser extremamente bem-sucedidos.
5 – Promover a urgência
Um dos gatilhos
emocionais mais comuns e que aumenta imenso a venda de determinado
produto ou serviço, passa essencialmente pela promoção da urgência
na aquisição de algo.
Os mesmos, fazem
com que o cliente tenha de tomar uma decisão rápida de compra, pois
se passar aquele tempo já não vai conseguir comprar o produto que
desejam, pelo menos a um preço mais baixo.
Bons exemplos são
períodos de teste gratuitos (normalmente de 15 dias) ou contadores
de tempo invertidos (com o temporizador a andar para trás).
6 – Envio de amostras
Neste ponto, vale
o mesmo principio do “dar para receber”, no entanto, esta é uma
opção mais utilizada para promover algumas tipologias de produtos
ou serviços em específico.
Pode enviar
algumas amostras de forma a colocar um pé dentro de casa do cliente,
e mostrar que esse produto ou serviço é uma mais valia e
consequentemente indispensável.
Como vê, se usar
as técnicas mais conhecidas da psicologia, temos a certeza que irá
ter muito sucesso nas suas campanhas digitais.