Goianos honram mais os cheques

Estado registrou um dos menores índices de devolução de cheques em janeiro


Os goianos estão honrando mais o pagamento com cheque. Em janeiro passado, foram devolvidos 1,98% do total de cheques emitidos em Goiás, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. Foi o menor porcentual registrado para o mês de janeiro desde 2005. No ranking nacional dos Estados que menos emitiram cheques sem fundos, o Goiás ficou na 18º posição, entre os 27 Estados da federação, conforme os dados da pesquisa.

Segundo os economistas da Serasa Experian, essa menor taxa nos últimos seis anos, para o mês de janeiro, é ainda reflexo da evolução favorável do mercado de trabalho durante 2010.
Apesar desta queda em janeiro, os economistas chamam a atenção agora para o que pode ocorrer em fevereiro e março, meses em que há maior pressão sobre o orçamento familiar, em razão do pagamento de impostos, como o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e despesas escolares. A mudança no hábito de pagamento do consumidor, substituindo o cheque pelo cartão de crédito, pode contribuir para novas quedas na devolução de cheques a partir de abril.

No Brasil, volume de cheques devolvidos foi de 1,70% em janeiro, segundo s Serasa Experian. Esse porcentual é o menor para o mês de janeiro desde 2005, quando índice de devoluções registrado foi de 1,53%. Em dezembro, o índice ficou em 1,72% e, em janeiro de 2010, em 1,85%.

A mudança no hábito de pagamento do consumidor, substituindo o cheque pelo cartão de crédito, pode contribuir para novas quedas na devolução de cheques a partir de abril.
Em janeiro de 2011, Roraima foi o Estado com o maior percentual de cheques devolvidos (11,38%). São Paulo, por sua vez, foi o Estado com menor percentual (1,29%).

Entre as regiões, a Norte foi a que registrou o maior porcentual de devolução de cheques no primeiro mês do ano, com 3,80%. Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,39%, segundo os dados da Serasa Experian.

Fonte: Acirv

Compartilhe

Comente: Goianos honram mais os cheques