YouTube SEO 2021: Melhores práticas

O YouTube é uma das plataformas mais poderosas da internet, com dois bilhões de usuários únicos assistindo a 100 bilhões de horas diárias


Como o YouTube pode ser útil

O YouTube não é mais apenas uma plataforma para download de vídeos como era em 2005 . Agora, ele faz parte do ecossistema do Google e é o segundo mecanismo de busca mais popular do mundo. Assim, cada vez mais editores estão em busca de ideias sobre como otimizar os vídeos do YouTube para SEO e alcançar um público maior. 

Além disso, a Cisco prevê que até o ano de 2022, o tráfego de vídeo IP será 82% de todo o tráfego, e o tráfego de vídeo na Internet será quatro vezes maior de 2017 a 2022. 

Fatores de classificação do YouTube

Como você pode classificar os vídeos do YouTube? Os fatores de classificação são numerosos:

  • Comentários dos usuários no vídeo.
  • Novas inscrições após assistir aos vídeos.
  • Compartilhamentos de vídeo.
  • CTR - quanto mais usuários clicarem em seu vídeo nos resultados de pesquisa, mais alto você obterá.
  • Exibições de vídeo.
  • Assinantes. 
  • Gosta. 
  • Visualizações do canal. 
  • Duração do vídeo - o melhor é de até 20 minutos. 
  • Qualidade do vídeo - é importante baixar o vídeo em HD.

Melhores práticas de SEO do YouTube

Coletamos as práticas recomendadas para a otimização de SEO do YouTube e destacamos os pontos mais importantes para você se concentrar. Nossa lista de verificação de SEO do YouTube ajudará você a otimizar seu canal e mostrará como realizar pesquisas sobre a concorrência.

Adicione uma palavra-chave de destino ao nome do arquivo de vídeo

Adicionar uma palavra-chave ao nome do arquivo pode afetar o desempenho do seu vídeo, pois a plataforma analisa todas as informações que você fornece para corresponder às consultas dos usuários da melhor maneira. 

Portanto, da próxima vez, em vez de enviar um vídeo chamado “123FIN3.mov”, renomeie-o de acordo com a palavra-chave desejada. Se sua palavra-chave for “voos baratos”, renomeie o arquivo de vídeo como voos baratos.mov, por exemplo.

Para encontrar as palavras-chave certas, você pode usar ferramentas especiais com suporte do YouTube, como keywordtool.io ou Ahrefs . Eles permitem que você espione seus concorrentes com apenas alguns cliques. Abra o canal de um concorrente, classifique os vídeos pelos mais populares e verifique quais palavras-chave estão lá. 

Use sua palavra-chave no título do vídeo

Outra dica de SEO de vídeo do YouTube é incluir palavras-chave nos títulos de seus vídeos. É importante não se empolgar e criar títulos muito longos. Tente tornar todo o seu conteúdo amigável para que os espectadores possam entender facilmente do que trata o seu vídeo.

Otimize a descrição de seu vídeo

A descrição do vídeo também é muito importante, portanto, certifique-se de incluir algumas de suas palavras-chave aqui. Isso é o que você precisa levar em consideração:

  • A descrição deve ter 250 palavras ou mais.
  • Você pode incluir palavras-chave 3-4 vezes.
  • Inclua uma de suas palavras-chave nas primeiras 25 palavras da descrição.

Inclua um carimbo de data / hora na descrição e destaque os principais tópicos do vídeo. Isso ajudará os usuários a pesquisar rapidamente em todo o seu vídeo. Se for mostrado primeiro no carrossel do Google na página de resultados da pesquisa, os usuários verão os principais pontos do vídeo.

Aqui está um exemplo de uma descrição de vídeo do canal Vagabrothers . 

Como você pode ver, é um pouco curto, mas os vloggers adicionam links para suas contas de mídia social e outros recursos da Internet abaixo também. 

Marque o vídeo com palavras-chave relevantes     

As tags aumentam suas chances de serem mostradas nas recomendações. Assim, quando os usuários estiverem assistindo a um vídeo semelhante com uma tag semelhante, seu vídeo pode ser mostrado nos vídeos sugeridos. Tenha cuidado ao adicionar tags irrelevantes, porque o Google pode penalizá-lo por isso.

Use sua palavra-chave alvo como a primeira tag, adicione mais algumas palavras-chave e inclua seu tópico no final. Por exemplo, “voos baratos”, “passagens aéreas” e “viagens acessíveis”. 

Compare suas palavras-chave com as tags que seus concorrentes usam. Experimente uma das extensões relacionadas, como Tags para YouTube ou verifique o vídeo manualmente:

  1. Abra o navegador Chrome ou Firefox.
  2. Clique com o botão direito no vídeo que deseja verificar e escolha o botão “Exibir fonte”.
  3. Pressione Ctrl + F e verifique as palavras-chave no código-fonte. 

Escolha uma categoria     

Depois de enviar, você pode categorizar seu vídeo em “Configurações avançadas”. Ao escolher uma categoria, você mostra ao YouTube que seu vídeo é semelhante a outros vídeos desta categoria. O mesmo vale para as tags que aumentam suas chances de serem mostradas na barra lateral direita. 

Use miniatura personalizada 

Basicamente, a miniatura é a capa do seu vídeo. Com uma miniatura atraente, você pode chamar a atenção de mais e gerar mais cliques, por isso é vital encontrar uma imagem apropriada e um título atraente. 

Para alterar a miniatura padrão, vá para o YouTube Studio e clique no botão “Baixar miniatura”. Então, você pode fazer alterações. 

Para criar uma miniatura personalizada e obter mais assinantes para o seu canal, use ferramentas gráficas como Canva ou Adobe Spark . 

Adicionar legendas e closed captions     

Adicionar legendas ajuda a melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, a classificação do seu vídeo. É crucial para pessoas com deficiência auditiva e públicos não nativos. 

Você pode adicionar suas próprias legendas ou legendas automáticas do YouTube, mas observe que a qualidade delas é bastante baixa. 

Upload de telas finais

Durante os últimos 20 segundos do vídeo, você pode adicionar links para outros vídeos. É uma ótima opção para motivar os usuários a assistir a mais vídeos do seu canal. 

Para criar uma tela final, você pode usar as telas finais padrão do YouTube ou personalizá-las e criar a sua própria. Aqui está um exemplo de uma tela final do canal de Andrew Wise: 

Como você pode ver, o Andrew tem um link para a página principal do canal e mais um vídeo relacionado ao tema.

Pesquisar tópicos no Google Trends         

O Google Trends é uma ferramenta gratuita incrível para analisar no que as pessoas estão interessadas no momento. Você pode encontrar os tópicos mais populares e recentes ou verificar como sua popularidade muda com a temporada. 

O Google Trends também mostra interesse ao longo do tempo e por região, bem como pesquisas relacionadas. 

Audite seu canal   

Como fazer o SEO do YouTube e ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa? Lembre-se de auditar seu canal de vez em quando. Ao fazer isso, você sempre saberá se está indo na direção certa ou se há necessidade de mudar algo. 

Comece usando a seção Analytics do YouTube Creator Studio, que fornece estatísticas extremamente úteis e ajuda a analisar o desempenho do seu canal e o comportamento do usuário. 

As métricas mais importantes são a proporção de inscritos para visualizações, análise de engajamento, retenção de público, estatísticas de vídeos sugeridos e tempo de exibição do vídeo. Lembre-se também de verificar essas métricas na dinâmica. 

Se um de seus vídeos está ganhando cada vez mais espectadores, tente entender os motivos e, em seguida, duplique o sucesso com outros vídeos de seu canal.

Realizar pesquisas sobre concorrentes    

Os homens sábios aprendem com os erros de outros homens, e os tolos aprendem com os seus próprios. A pesquisa do concorrente permitirá que você encontre seus pontos fortes e fracos e refine sua estratégia de acordo. Aqui estão algumas idéias sobre como fazer isso:

  • Quem são seus concorrentes diretos no nicho?
  • Quais são os tópicos dos vídeos mais populares e impopulares?
  • Com que frequência seus concorrentes publicam seus vídeos e a que horas?
  • Quais miniaturas e telas finais eles usam?

Continue acompanhando o desempenho dos canais deles e do seu, para que você possa aplicar seus melhores truques à sua estratégia.

Melhore a seção de comentários    

Os comentários são um fator de classificação extremamente importante. Quanto mais comentários um vídeo tiver, mais útil ele será e melhor será sua classificação. 

Depois de enviar um vídeo, deixe você mesmo o primeiro comentário e incentive os outros a seguirem o seu exemplo. Aqui está um exemplo de como os criadores por trás do canal Yes Theory inspiram os espectadores a comentar: 

Em seguida, você pode pedir que seus amigos ou parentes também comentem. Assim que os comentários começarem a chegar, lembre-se de responder a todos eles para mostrar seu apreço e construir a confiança da comunidade. 

Incentive os espectadores a curtir, comentar e se inscrever   

Sempre peça ao seu público para curtir, se inscrever e comentar sobre o seu vídeo. É um pouco chato, mas funciona. 

Para aumentar o número de comentários, curtidas e assinantes, você pode hospedar um concurso no YouTube. Você terá um custo por um prêmio, mas isso realmente pode aumentar a atividade do seu público.

Melhore a qualidade do vídeo  

70% dos vídeos da primeira página dos resultados de pesquisa do YouTube são de qualidade HD, de acordo com a pesquisa de Aleyda Solis . Portanto, a qualidade é importante para a classificação. Mas não se trata apenas de mecanismos de pesquisa - os espectadores do YouTube também preferem vídeos com alta resolução, e sua ausência pode fazer com que eles pulem seu canal, mesmo se o tópico estiver em alta.

Muitos vloggers começam com seus telefones Android ou Apple e fazem pequenos investimentos em um tripé, luz, microfone e pano de fundo, o que pode aumentar enormemente a qualidade geral dos vídeos. O quão interessante e útil é o seu conteúdo também inclui a qualidade do vídeo. 

Crie links para seu canal

Para começar, inclua links para seu canal no YouTube de seu blog, site ou perfis de mídia social. Você também pode pedir o mesmo favor a seus amigos. 

Em seguida, comece a se relacionar com outros blogueiros. Explore os sites que oferecem conteúdo sobre o mesmo tópico e converse com aqueles cujo conteúdo escrito pode ser complementado com o seu vídeo. Você pode encontrar blogueiros facilmente em seu nicho com ferramentas de marketing ao alcance de blogueiros . 

Compartilhe nas redes sociais  

Compartilhe seu vídeo nas redes sociais:

  • O Facebook pode ser uma ótima plataforma para promover seu vídeo recente e gerar muito tráfego. 
  • Compartilhe no Twitter também, pois também direciona muito tráfego para o YouTube. 
  • O LinkedIn se destaca, mas é apropriado se seus vídeos apresentarem tópicos de negócios. 

Incorpore seu vídeo

Ao compartilhar um vídeo em seu site, sempre incorpore-o para fornecer uma melhor experiência do usuário. Assim, as pessoas podem assisti-lo sem sair da página que estão folheando e não perder tempo. Além disso, os vídeos incorporados parecem muito mais agradáveis ​​do que um simples link. 

Para fazer isso, clique no botão “Compartilhar” abaixo do vídeo e clique em “Incorporar”. Em seguida, você deve copiar o código HTML e publicá-lo onde quiser.

Aumente seu tempo de exibição

O tempo de exibição é um indicador muito importante que mostra quanto tempo os usuários passam assistindo ao seu vídeo. Quanto maior o número, maior será a classificação do YouTube para o seu vídeo.

Para melhorar o tempo de exibição, você precisa trabalhar em todo o vídeo - desde o conteúdo até o lado técnico. Você pode encontrar um relatório de tempo de exibição no Estúdio de Criação. Analise quais vídeos têm melhor tempo de exibição e por quê, depois ajuste sua estratégia e continue acompanhando esse indicador.

Use playlists 

As listas de reprodução podem facilitar a navegação entre seus vídeos para os usuários e incentivá-los a assistir mais. Além disso, é mais uma chance de enriquecer seu canal com palavras-chave valiosas.

Além disso, ao organizar os vídeos em listas de reprodução, você permitirá que seus espectadores assistam aos vídeos sem parar, o que pode ser uma experiência muito confortável para o usuário.

Rede com outros vloggers

O networking com outros vloggers pode ser uma ótima opção para aumentar mutuamente o número de assinantes. 

Organize promoções e eventos conjuntos para os assinantes. Assim, você fornecerá ao seu público conteúdo de mais qualidade sobre os temas de seu interesse e, ao mesmo tempo, alcançará um público mais amplo. Além disso, você pode compartilhar suas experiências e aprender uns com os outros para criar mais vídeos de sucesso.

Ferramentas de SEO do YouTube

100 horas de vídeo são enviadas ao YouTube a cada minuto. Use ferramentas especiais que permitem automatizar a análise para não se perder no meio de muitas informações.

YouTube Analytics    

O YouTube Analytics é uma ferramenta integrada para o Creative Studio do YouTube. Ele fornece uma análise profunda de seu público e desempenho de vídeo. Assim, poderá saber quem é o seu público (idade, sexo, localização) e quais os dispositivos que utiliza. Além disso, você vê quais vídeos são mais populares e impopulares, mais envolventes e desinteressantes.

tendências do Google

O Google Trends é uma ferramenta gratuita e poderosa para SEO do YouTube em 2021. 

Com o Google Trends, você pode verificar quais tópicos estão em alta e analisar o interesse do público ao longo do tempo. Você pode classificar os resultados por país ou mesmo por região exata do país. Você também verá consultas e tópicos relacionados.

Planejador de palavras-chave do Google

O planejador de palavras-chave do Google é uma ferramenta útil para pesquisa de palavras-chave. Você pode verificar a popularidade das palavras-chave, o volume de pesquisas e muito mais. 

A ferramenta o ajudará a evitar palavras-chave irrelevantes com baixo volume de pesquisa, bem como palavras-chave que apresentam muita concorrência.

Palavras-chave em todo lugar 

Esta é uma extensão leve e útil para o Google Chrome que pode ser instalada com apenas alguns cliques. Ele permite que você verifique o volume de pesquisa mensal e o custo por clique em mais de 15 sites como YouTube, Amazon e Google.

A versão gratuita desta extensão tem muitas limitações e mostra palavras-chave relacionadas à sua pesquisa. Para usar uma versão paga, você deve comprar créditos (um para cada palavra-chave). Existem 6 pacotes de créditos disponíveis a partir de $ 10 USD para 100.000 créditos até $ 1.000 USD para 10 milhões de créditos.

RapidTags     

RapidTags é uma ferramenta complexa que oferece um gerador e analisador de tags, classificador de pesquisa, linker automático, planejador de upload e analisador de descrição. 

A versão básica está disponível gratuitamente. A versão estendida está disponível a partir de $ 3,99 USD por mês.

TagsYouTube   

TagsYouTube é uma ferramenta simples que ajuda a gerar tags, descrições e miniaturas. Você pode executá-lo ao navegar pelos canais de outros vloggers do YouTube e espionar suas tags. 

Rival IQ

Rival IQ é uma ótima ferramenta para pesquisa de concorrentes. Ele fornece uma visão geral completa de seu histórico de crescimento, tags, etc. 

O plano mais barato custa US $ 199 por mês, mas você pode usar o período de teste de 14 dias antes de assinar um plano mensal.

NoxInfluencer  

Com essa ferramenta, você pode conferir seu canal no YouTube e analisar outros vlogs, por exemplo, número de inscritos, receita estimada, etc. Você também pode classificar os YouTubers por localização e popularidade. 

NoxInfluencer também está disponível como uma extensão do Chrome e aplicativo Android.

TubeBuddy   

O TubeBuddy está disponível como uma extensão de navegador gratuita e um aplicativo móvel que ajuda a gerenciar a otimização, produção e promoção de seu canal no YouTube. 

Os recursos básicos estão disponíveis gratuitamente, enquanto as opções premium, como agendamento de publicações, personalização da tela final ou execução de testes de vídeo A / B, estão disponíveis mediante assinatura.

vidIQ

O vidIQ é uma ótima ferramenta para rastrear seu desempenho e compará-lo ao de seus concorrentes. 

A versão gratuita permite que você pesquise no máximo três blogueiros, inscreva-se para um alerta de tendência, acesse análises básicas de vídeo, scorecard de vídeo e uma barra de estatísticas ao vivo. 

Com planos pagos, você poderá analisar até 20 concorrentes, pesquisar palavras-chave, gerenciar a otimização de SEO, obter dicas personalizadas e muito mais.

Como otimizar vídeos do YouTube para SEO  

O SEO para o canal do YouTube é um passo importante para o seu sucesso como vlogger. As práticas recomendadas de SEO do YouTube incluem a otimização do conteúdo e do lado técnico de seu canal, como títulos ou tags de vídeo. Ao melhorar seus vídeos passo a passo, você poderá aumentar significativamente a qualidade geral, fornecer uma melhor experiência do usuário e ter uma classificação mais elevada na página de resultados de pesquisa.

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