Usina Rio Verde investe em treinamentos

Unidade está localizada na Fazenda Alvorada


A Usina Rio Verde sempre teve especial atenção voltada aos seus funcionários e partindo deste princípio, foi criado o CapacitAÇÃO – Programa de Educação, Capacitação e Aprimoramento porque os diretores da Usina acreditam que a capacitação protege a empresa da perda de qualidade, da baixa produtividade e da falta de habilidade perante as novas tecnologias e claro, o profissional se sente mais motivado e com maior auto-estima.

Juliano Alves Ferreira, Supervisor de Recursos Humanos, afirma que o objetivo deste programa é capacitar funcionários e torná-los aptos a desenvolver suas atribuições de forma eficaz e uniforme.Juliano também afirma que o Projeto de Capacitação de Funcionários não é padronizado, e sim, planejado para que atenda as necessidades específicas de cada setor da empresa.

Para Cássio Bellintani Iplinsky, diretor da empresa, a capacitação e a evolução profissional dos funcionários é uma preocupação constante da Usina Rio Verde, por isso, a empresa investe no programa e realiza processos de levantamentos das necessidades de treinamentos, de acordo com a demanda de cada setor, “capacitar é também treinar e visa encaminhar o profissional a um processo de educação, reciclagem e mudança de comportamento, pois o trabalhador adquire melhores condições de ação, de conhecimento sobre as necessidades da empresa, do setor; finaliza o diretor.
           
Para se ter uma idéia, este ano foram realizados os cursos: Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, Treinamento Bomba Costal, Direção Defensiva, Relacionamento Interpessoal, Combate contra Incêndio com Extintor Portátil e Palestra de Motivação. Os benefícios diretos da capacitação de funcionários para a empresa são: aumento de produtividade, redução de custos, bom ambiente de trabalho, diminuição na rotatividade de pessoal, maior entrosamento, empresa mais competitiva dentre outros.

No aspecto ambiental, a Usina Rio Verde é uma defensora do meio ambiente preservando a fauna e a flora através de projetos de preservação e recuperação em todas as suas áreas de cultivo. Seus trabalhos são norteados pelo princípio de que para uma produção corretamente sustentável são necessários investimentos nas áreas industrial, agrícola, ambiental e social, sempre buscando a otimização dos potenciais e o equilíbrio lógico e racional das atividades.
           
A Usina Rio Verde está localizada na Fazenda Alvorada, no município de Rio Verde e tem como principais atividades a produção de etanol e a co-geração de energia. Desde a fundação da empresa, os proprietários sempre estabeleceram políticas de responsabilidades sócio- ambientais que visam garantir a perpetuação enquanto empresa privada, mas que também permitam o crescimento e desenvolvimento do município e da região, e mais importante, que permitam a conservação do meio ambiente.

Seguindo essa linha de pensamento, um convênio foi assinado entre a Usina Rio Verde Ltda. e a Superintendência Municipal de Parques e Jardins, denominado PROJETO SEMEAR, que estabelece a produção e plantio de cento e trinta mil mudas de várias espécies de árvores nativas próprias para o cerrado goiano. Essa parceria surgiu de entendimentos entre representantes da Usina e do município, com a distribuição de trabalhos para a implantação do projeto.

O método de plantio da Usina é feito através da limpeza da área com retirada de tocos, cupins e plantas invasoras. O segundo passo é distribuir o calcário necessário à área que será reflorestada, depois, entre outras etapas, a marcação, abertura e adubação das covas, plantio e estaqueamento para as mudas plantadas. Enivaldo Bernardo Paiva Filho, Gerente Agrícola da Usina Rio Verde, afirma que além do plantio das mudas nativas, haverá o combate a plantas invasoras, a formigas e cupins, além de aceiros e cercas, podas e desbastes, replantio se necessário, enfim, todos os cuidados para que o reflorestamento se torne realidade.

A Usina Rio Verde é uma empresa familiar, que teve sua a parte agrícola fundada em 1971 e a industrial em 1986, isto é vinte cinco anos de atividade industrial. O fundador da Usina Rio Verde, Srº.George de Rezende Iplinsky, está em Rio Verde há cerca de 40 anos e conduz o empreendimento juntamente com seus filhos Fábio, Humberto, Gustavo e Cássio. E, se orgulha do fato de sua família se empenhar no trabalho de cooperar com o desenvolvimento deste município, que é um dos mais prósperos do Brasil. Ainda afirma que uma de suas maiores satisfações é gerar emprego, só nesta safra a empresa irá gerar uma média de 800 empregos diretos.

Fonte: Associação Comercial e Industrial de Rio Verde

Compartilhe

Comente: Usina Rio Verde investe em treinamentos