Trânsito em Rio Verde - Rua Dario Alves de Paiva

Coluna semanal desata os nós do trânsito rio-verdense


A nossa coluna desta semana vai analisar a Rua Dario Alves de Paiva, importante via de fluxo para nossa cidade. Com 2,67 km de comprimento, A Dario Alves é uma rua que proporciona a vários setores da cidade escoamento rápido de trânsito. Uma das pontas da Dario Alves faz cruzamento com a Rua Guarany, no Setor Santo Agostinho, próximo ao Supermercado Campeão do Bairro Popular. A outra ponta da rua se encontra com a Rua Ataliba Ribeiro da Cunha, já perto do Setor Morada do Sol. Pelo caminho, a Dario Alves cruza Jardim América, Vila Borges, Vila Santo André, Vila Olinda e outros bairros. Na teoria, seria uma ótima alternativa para quem quer fugir do trânsito na Avenida Presidente Vargas, por contar com poucos sinaleiros. Na prática, a história é diferente.
 
Perto de uma de suas pontas, a Rua Dario Alves de Paiva já tem problemas crônicos. Perto dos cruzamentos com as Ruas Dez e o Corredor Público, a Dário Alves de Paiva vira terra de ninguém. O ponto ao qual nos referimos fica próximo ao camelódromo Paulo Reis e ao Supermercado Campeão no Bairro Popular. Ali, motoristas que saem da Rua Dez sequer olham para os lados para atravessar a Dario Alves de Paiva, e acidentes são constantes no local. Motoristas que já estão na Dario Alves de Paiva no sentido Centro – Santo Agostinho também não respeitam quem vem do lado oposto e viram bruscamente à esquerda para trafegar pelo Corredor Urbano, via que leva aos bairros Veneza, Maranata e outros. Esse ponto é crítico. Não é possível entender como a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) até hoje não tomou as devidas providências para amenizar os problemas naquele ponto. A sugestão mais óbvia é transforma a Dario Alves de Paiva em mão única naquele trecho. Mas quando se trata de trânsito em Rio Verde, o óbvio parece improvável.
 
Outro ponto complicado para quem trafega pela Dario Alves é o cruzamento com a Avenida João Belo. Ali, um semáforo poderia ser instalado. Claro que dando preferência a quem trafega pela João Belo, mas dando uma oportunidade para quem quer atravessar a rua usando a Dario Alves de Paiva. Neste lugar, às vezes espera-se bastante pela oportunidade de se fazer um cruzamento com segurança.
 
No restante do percurso, as coisas ficam um pouco melhores. Mas a rua, que poderia servir de escoamento rápido do trânsito, torna a vida do motorista difícil. Isso acontece porque vários caminhões que vêm da GO-174, rodovia estadual que liga Rio Verde a Montividiu usam a Dario Alves de Paiva para chegar até o seu destino, percorrendo todo o caminho pela Rua Dario Alves de Paiva e depois indo até a Avenida José Walter, no Bairro Vitória Régia. Isso deixa o trânsito lento, exigindo boa dose de paciência de quem por ali trafega. Várias vezes o Superintendente Municipal de Trânsito, Jorge Coga Pedroso, afirmou que medidas restritivas ao trânsito de caminhões dentro da cidade seriam tomadas. Ele falou isso há oito meses. Até agora nenhuma medida foi aplicada, e os caminhões continuam deixando o trânsito pior em Rio Verde.
 
Outro grande problema da Rua Dario Alves de Paiva reside no fato que ela é muito estreita. Em vários pontos, com carros estacionados dos dois lados da via, a rua se transforma em lugar com capacidade de passagem para apenas um carro. Em alguns pontos, já urge fazer o que foi feito na Rua Goiânia, e proibir o estacionamento em um dos lados da via. Todos irão reclamar de uma medida como esta, é verdade, mas provavelmente ela será bem aceita no futuro. Se bem olhada pelo poder público, a Rua Dario Alves de Paiva pode se transformar em uma veia de fluxo rápido do trânsito em nosso município. Enquanto as mudanças não vêm, ela é só mais uma fonte de problemas.

Compartilhe

Comente: Trânsito em Rio Verde - Rua Dario Alves de Paiva