Trânsito em Rio Verde - Avenida Presidente Vargas

Coluna semanal desata os nós do trânsito rio-verdense


A Avenida Presidente Vargas é a mais importante via de fluxo de veículos de Rio Verde. Com seus 7,23 km, a avenida rasga a cidade de um extremo ao outro, indo do Bairro Santo Antônio de Lisboa até a junção da BR-060 com a GO-174. Pela Presidente Vargas passam milhares de veículos todos os dias, e ela cruza com importantes ruas, como a Coronel Vaiano e a 12-A (chamada simplesmente de 12), Avenidas José Walter, Jerônimo Martins e João Belo.

A Avenida Presidente Vargas, na região da Prefeitura, sofre com o intenso número de caminhões que por ali passam, provenientes das empresas especializadas em veículos pesados instaladas no setor e caminhões que vêm do incompleto anel viário, obrigando treminhões pesadíssimos a passarem em áreas centrais e de grande movimento de nossa cidade.

Quem trafega pela Presidente Vargas, além do grande fluxo de veículos (motos, carros e caminhões) enfrenta também um grande problema: a falta de sincronização dos semáforos. Quem trafega por uma avenida tão movimentada, deveria ter o privilégio de encontrar os semáforos verdes com mais freqüência. Isso ajudaria a diminuir a chance de engarrafamentos e faria o trânsito fluir melhor. Parece óbvio, mas não é o que acontece. Os semáforos não estão sincronizados, o que obriga quem trafega pela Presidente Vargas a parar em quase toda esquina. Além disso, por várias vezes carros fazem conversões à esquerda na avenida, e como o canteiro central é estreito, o trânsito acaba ficando mais lento.

O urbanista Joel Cardozo explica o que poderia ser feito para melhorar a trafegabilidade na região: “A Avenida Presidente Vargas é o coração de Rio Verde. Melhorar o fluxo de veículos ali é melhorar a qualidade de vida dos rio-verdenses. Entretanto, uma mudança pode demandar muitos esforços do poder público. Acabar com as conversões à esquerda é primordial. Só que para isso, teríamos que inverter os sentidos das ruas Costa Gomes e Augusta Bastos. Além disso, deveríamos criar uma ‘onda verde’ na Presidente Vargas, aumentando o tempo que os semáforos ficam verde para quem está na Avenida e diminuindo para quem está nas ruas que a cruzam”
Cartão postal de Rio Verde, a Avenida Presidente Vargas merece ser olhada com muito carinho pela nossa SMT. Melhorar o trânsito ali é melhorar a vida de nossos habitantes.

Quer sugerir um lugar de trânsito problemático? Conte-nos pelo e-mail contato@rioverdeagora.com.br

Fotos

Imagem de Trânsito em Rio Verde - Avenida Presidente Vargas Imagem de Trânsito em Rio Verde - Avenida Presidente Vargas

Compartilhe

Comente: Trânsito em Rio Verde - Avenida Presidente Vargas