Steve Jobs e a Idade Mídia

Maurício Faganelo fala sobre economia e cotidiano aos leitores do Rio Verde Agora


Toda a mídia noticiou a morte do fundador da Apple, Steve Jobs.

Quero falar aqui, um pouco, do quanto ele influenciou o mundo que vivemos.

E não estou falando simplesmente do iPad, iPhone outros produtos criados pela Apple.

Os computadores pessoais, foram revolucionados a partir da capacidade de realização que “o cara” conseguiu desenvolver. Para ter uma idéia disso, vou dar um exemplo: Olhe bem para a tela de seu computador nesse momento. Preste atenção ao tipo da letra que está exibida. Você com certeza já deve ter usado o Microsoft Word e experimentado os vários tipos de fontes e tamanhos disponíveis para dar mais elegância e ênfase no seu texto. Pois é.... isso também tem o dedo do cara.

Um curso de caligrafia que ele fez anos antes de criar a Apple, serviu de inspiração para que fossem criadas das mais utilizadas fontes que usamos hoje nos computadores. O Windows copiou isso, e popularizou este conceito.

Os gurus do desenvolvimento humano nos sugerem a “olhar para fora da caixa”, como uma metáfora para compreender não só a si mesmo, mas também o mundo ao redor.

Steve Jobs revolucionou porque olhou com a mesma intensidade para dentro e fora da caixa.

E a caixa que estou falando não é o ser humano, são os computadores que criou.

E como não poderia deixar de falar de Economia, “o cara” e seu time de talentos mudou a maneira como ouvimos música, falamos ao telefone, usamos computadores, assistimos desenhos animados e principalmente a forma como o ser humano se relaciona com as máquinas.

O iPod desbancou produtos mundialmente consagrados, como o Walkman da Sony.

O programa iTunes (que é um tocador de mp3 e cd’s) também revolucionou como consumimos música. Não precisa mais comprar o CD inteiro do artista predileto. É entrar no programa, pesquisar a música, pagar via cartão de crédito e ouvir a melodia desejada.
Tudo de uma forma fácil, rápida e simples. Gravadoras como Epic, Warner, Sony Music se renderam a esse novo modelo de negócio.

O Macintosh e sua geração moderna de PC’s conhecidos como iMac’s são o supra sumo em tecnologia quando se trabalha com Áudio e Vídeo. E o design elegante e minimalista! Simplesmente lindo!

O iPhone, como o próprio Jobs disse, era o telefone do século XXI. Hoje, todos smartphones seguem o conceito criado por ele.

A Pixar (que fez o fime Toy Story) foi criada também por ele. Precisa falar mais?!
A idade média e idade contemporânea nos presentearam com genios como Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Albert Einstein.

Hoje na “Idade Mídia” do século XXI, vemos seu primeiro fruto: Steve Jobs.

Leonardo, Newton e Einstein fizeram escola. Ainda bem que estamos aqui para viver o legado que Jobs nos deixou.

Vamos dando nossos pulos!

Compartilhe

Comente: Steve Jobs e a Idade Mídia