Safra da cana oficialmente lançada

Evento contou com a presença do governador


A safra 11/12 de cana-de-açúcar no Estado de Goiás foi aberta de forma oficial nesta sexta-feira (06 de maio) com a realização de uma cerimônia na Usina Boa Vista, localizada no município de Quirinópolis, distante 300 quilômetros da capital Goiânia. O evento reuniu centenas de convidados e contou com as presenças de diversas autoridades como o governador Marconi Perillo, o prefeito da cidade Gilmar Alves, representantes setoriais, além de executivos do Grupo São Martinho e da Petrobras Biocombustível.

A unidade, que para a temporada 11/12 tem previsão de moagem de aproximadamente 2,5 milhões de toneladas, sediou pela primeira vez uma abertura oficial de safra no Estado de Goiás. Além da solenidade, os convidados também participaram de uma visita onde puderam conferir de perto todos os processos industriais que abrangem as operações de uma usina de cana-de-açúcar.

O governador Marconi Perillo destacou em seu discurso a importância da indústria sucroenergética para o desenvolvimento de Goiás, um segmento econômico que vem crescendo nos últimos anos, trazendo oportunidades e fomentando a economia do Estado com empreendimentos modernos como a Usina Boa Vista.

Fábio Venturelli, presidente da Nova Fronteira, afirmou que o evento simboliza a concretização de uma parceria de sucesso. “Com os investimentos previstos, a Usina Boa Vista irá mais do que duplicar sua produção nos próximos anos. Para acelerar o aumento na produção de etanol no Centro-Oeste, o Grupo São Martinho tomou uma decisão estratégica de buscar um parceiro que contribuísse com conhecimento, recursos e excelência operacional. A Petrobras Biocombustível, por sua vez, buscava um parceiro com credenciais de líder do setor. A Nova Fronteira nasce sólida, capitalizada e com o DNA de duas grandes empresas brasileiras.”, ressaltou o executivo.

Segundo o diretor de Etanol da Petrobras Biocombustível, Ricardo Castello Branco, a estratégia de expansão da produção de etanol e energia elétrica no Estado de Goiás se dará, prioritariamente, por meio da Nova Fronteira. “Vamos crescer a partir de uma associação que une a expertise da Petrobras em logística, operações industriais, comercialização, tecnologia e padrões de SMS com a São Martinho, um dos maiores grupos sucroenergéticos do País”.

Inaugurada em 2008 como uma das plantas mais modernas do país, a Usina Boa Vista produz exclusivamente etanol e possui 100% da sua colheita de forma mecanizada. Na safra 10/11 registrou um total de 2 milhões de toneladas de cana moída.

Em junho de 2010, o Grupo São Martinho e a Petrobras Biocombustível se uniram formando a Nova Fronteira SA, uma empresa voltada à produção de etanol na região centro-oeste do Brasil. Além de 49% da Usina Boa Vista, o negócio compreende 100% do projeto de Greenfield SMBJ SA, também localizado em Goiás.

Como parte do acordo, a Usina Boa Vista recebeu um aporte de R$ 420 milhões da Petrobras Biocombustível para acelerar o crescimento das suas operações. Por meio de investimentos da ordem de R$ 700 milhões previstos para acontecer até a safra 2014/2015, a expectativa é de que a unidade alcance a marca de 7 milhões de toneladas de capacidade ao final desse período.
 
Etanol de Sorgo
Uma das novidades da Usina Boa Vista para essa nova temporada é o início da fase experimental de produção de etanol a partir do sorgo. A iniciativa, que tem o objetivo de ampliar a quantidade de combustível gerada pela unidade e elevar o período anual de safra em até 45 dias, utiliza tecnologia semelhante ao processo já utilizado na produção de cana-de-açúcar.

A Nova Fronteira projeta que em três anos a oferta de etanol de sorgo alcance um total de 28 milhões de litros por safra e utilize uma área de plantio de aproximadamente 7 mil hectares. O período de plantio acontecerá nos meses de novembro e dezembro, sendo que a colheita acontecerá em março e sem alterar o início da safra de cana-de-açúcar.
O sorgo é o 5° cereal mais importante no mundo, antecedido pelo trigo, o arroz, o milho e a cevada.

Por Rodrigo de Souza Pinto – Especial para o Rio Verde Agora

Fotos

Imagem de Safra da cana oficialmente lançada

Compartilhe

Comente: Safra da cana oficialmente lançada