Rio Verde debate emprego e desenvolvimento

Movimento tem o objetivo de identificar gargalos e levantar propostas para impulsionar o ambiente de negócios em Goiás, ajudando o Estado a se tornar mais competitivo


O Movimento em Defesa do Desenvolvimento e dos Empregos realiza seu primeiro seminário regional nesta segunda-feira, dia 30, em Rio Verde, para levantar propostas para alavancar a economia goiana. Representantes de mais de 20 entidades empresariais, de trabalhadores e da academia vão participar da discussão focada nos desafios e oportunidades para o Sudoeste goiano. O evento acontecerá na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Rio Verde (Acirv), a partir das 17 horas.

O movimento, inédito em Goiás, foi lançado no último dia 20, em Goiânia, com o objetivo de identificar gargalos e levantar propostas para impulsionar o ambiente de negócios em Goiás, ajudando o Estado a se tornar mais competitivo, gerar mais empregos e assim superar a crise econômica atual. “Esse movimento é importante para que nós possamos avançar com propostas para ajudar Goiás nesse momento de dificuldades econômicas. Surgiu com a ideia de fazermos, junto com os trabalhadores, reuniões para que a gente pudesse ter melhores propostas, ideias, levar ao governo estas ideias e, aí sim, formatar algo que pudesse ajudar num plano de desenvolvimento”, afirma Otávio Lage Filho, presidente da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial).

A proposta é abordar temas como inovação e tecnologia, meio ambiente, desburocratização, infraestrutura, crédito, incentivos fiscais, proteção social, mercado de trabalho e qualificação profissional, entre outros. “Temos uma grande oportunidade de somar forças para mostrar, inclusive, o potencial do estado de Goiás, a qualificação do nosso pessoal e de participar da discussão de políticas governamentais que têm este intento”, afirma Sandro Jadir, presidente da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).

A ideia do movimento surgiu em maio, quando a Adial Goiás contratou pesquisas quantitativa e qualitativa para verificar o anseio dos goianos com relação à economia do Estado e a visão com relação aos incentivos fiscais. As pesquisas, feitas nos municípios mais industrializados do Estado, captaram um apoio de mais de 90% da população à adoção de políticas públicas que levem ao crescimento econômico, por meio da industrialização, incremento do comércio e do setor de serviços. O levantamento do Instituto Fortiori captou também uma preocupação muito grande da população com a estagnação econômica e o aumento do desemprego nos municípios.

O Movimento em Defesa do Desenvolvimento e dos Empregos vai contar com seminários em cinco municípios que são pólos econômicos regionais. Além de Rio Verde, Anápolis, Catalão, Goianésia e Itumbiara também vão receber as rodadas de discussões. O movimento será encerrado com um grande evento em Goiânia, em novembro, onde será fechada a carta de propostas para o Estado. 

Compartilhe

Comente: Rio Verde debate emprego e desenvolvimento