Queixo pequeno: como identificar se é bom ou ruim para a saúde?

Para iniciarmos nosso post, primeiro explicaremos o que de fato é uma pessoa com queixo pequeno.


Para iniciarmos nosso post, primeiro explicaremos o que de fato é uma pessoa com queixo pequeno. Isso ocorre quando o indivíduo possui como característica a mandíbula inferior claramente recuada. Dessa forma, é comum que ela apresente um queixo pequeno. Essa característica na mandíbula é um traço genético que compromete a estética do rosto.

Deixando mais claro, a mandíbula é onde ficam os dentes inferiores, enquanto a maxila é onde estão nossos dentes superiores.

Ficando claro essa introdução, podemos partir para mais detalhes a seguir.  

Como saber se tenho queixo pequeno?

Primeiro passo é procurar por ajuda e orientações médicas de um profissional. O cirurgião bucomaxilofacial será a solução, que irá diagnosticar e tratar diversos distúrbios que envolvem os ossos do rosto, como o queixo pequeno, por exemplo.

Muitos pacientes desejam diminuir o tamanho do nariz. Mas no processo, acabam descobrindo que na realidade possuem o queixo pequeno, o que interfere a estética desejada. Com isso, são encaminhados aos cirurgiões bucomaxilofacial.

Outra forma, é traçar uma linha vertical em uma foto de perfil. A linha deve passar no ponto logo abaixo do nariz e avaliar a relação ântero-posterior do queixo em relação a essa medida. Para a maioria das pessoas, um perfil harmônico é aquele em que a ponta do queixo toca esse traço ou fique levemente atrás dele.

 

Consequências do Queixo pequeno para saúde

Por mais que pareça mais uma questão estética, o retrognatismo mandibular, como é conhecido o queixo pequeno, pode desenvolver questões que atrapalhem o bem-estar e o dia a dia de qualquer pessoa.

A mais comum, é ronco ou apneia, gerada devido a língua obstruir as vias aéreas ao dormir. Outra condição comum é a dor na articulação temporomandibular, que fica localizada à frente do ouvido e perspectivas alterações na mordida.

Por fim, o indivíduo com essa característica pode sofrer com questões de fato mais estéticas, como o aumento no nariz e o próprio tamanho inferior do queixo.

 

Como corrigir o queixo pequeno?

A mais comum solução, destinada ao público adulto, é a cirurgia ortognática técnica utilizada para corrigir alterações de crescimento dos maxilares, conhecidas como anomalias dentofaciais, as quais podem originar distúrbios citados no tópico anterior.

Para realizá-la, o paciente será submetido a uma documentação ortodôntica completa, para que os profissionais analisem as correções necessárias através de um tratamento ortodôntico e cirúrgico ortodôntico.

Já a cirurgia é realizada totalmente por dentro da boca, não deixando cicatriz na face e, dependendo do porte da cirurgia e recuperação da anestesia, a alta hospitalar é dada ao paciente na manhã do dia seguinte.

 

Quais os benefícios de recorrer ao tratamento para corrigir o queixo pequeno?

O principal é a facilidade de se ter alta e de não gerar cicatrizes. Em questões de tratamento dos sintomas, o paciente apresenta uma qualidade muito superior relacionada aos distúrbios do sono, além do alívio na mastigação e digestão e da qualidade na articulação da fala.

Por fim, é claro, as questões estéticas que tanto incomodam estarão resolvidas, trazendo a cura emocional e uma maior autoestima.  

 

Compartilhe

Comente: Queixo pequeno: como identificar se é bom ou ruim para a saúde?