Quarentena pode ser reforçada se casos de Covid-19 aumentarem, diz secretário de Saúde de Rio Verde

Secretário Eduardo Ribeiro falou ao O POPULAR sobre a situação do novo coronavírus no município


O secretário da Saúde de Rio Verde, Eduardo Ribeiro, em entrevista ao POPULAR, falou sobre a situação do coronavírus no município. Com 19 casos e uma morte, o titular avalia que o cenário ainda é estável e prevê que a flexibilização dos decretos de isolamento social pode ser, inclusive, ampliada. Segundo ele, recuo na abertura das atividades só deve ocorrer se o número de infectados no município dobrar em uma semana, por exemplo. 

“Se casos de coronavírus dobrarem em uma semana, teremos que frear a flexibilização. Hoje temos 19 registros, se na próxima semana aparecerem 15 novos casos, por exemplo, temos que por o pé no freio. Isso é um exemplo, porque os números que usaremos para parâmetro serão definidos por um colegiado”, disse. Apesar disso, o secretário está esperançoso quando o assunto é o futuro da doença no município. 

Em sua avaliação, a estatística estável da Covid-19 em Rio Verde se deve a estratégias de contingenciamento. “Porque 60 dias antes do primeiro caso já estávamos nos preparando com diversos planos de contenção sendo elaborados. A partir da primeira confirmação, colocamos todos em prática”, explicou. 

Ribeiro conta que o isolamento social foi a primeira medida emergencial tomada pelo município para evitar um surto ainda maior da doença em Rio Verde. “Foi imprescindível para ter esse resultado de agora. Já estudamos em flexibilizar o isolamento ainda mais dependendo dos números da próxima semana”, revelou. 

Testes 
Questionado sobre o problema de subnotificação que é enfrentado em todo o País, já que o Brasil apresenta baixos índices de testes realizados, o secretário disse que a pasta está trabalhando possibilidades para driblar isso. 

“O Estado já está mais ágil na resolução dos exames. Aqui utilizamos o exame PCR, que analisa o DNA do vírus. Ainda não instituímos o teste rápido, porque ainda não recebemos do governo do Estado, mas, mesmo quando chegarem, vamos utilizar apenas como um complemento, devido aos falsos negativos que ele dá”, detalhou. 

Para o futuro, Ribeiro disse que a Secretaria Municipal de Saúde tem engatilhada a contratação de uma testagem terceirizada, que apresenta os resultados em até 24 horas. “Trata-se de um teste oferecido por um laboratório particular. O município então compraria esse serviço, caso haja necessidade. Isto é, se a situação se agravar em Rio Verde e precisarmos fazer exames com mais rapidez”, disse. Ele não quis adiantar o nome do laboratório e frisou que ainda é uma possibilidade.

Flexibilização 
Na segunda-feira (27), começou a vigorar a flexibilização do isolamento social em Rio Verde, que foi um dos primeiros municípios a emitir decretos restritivos no início da pandemia. O secretário disse que a pasta já se prepara para um aumento dos casos, apesar de avaliar que não será algo tão significativo a ponto de ter que voltar às medidas restritivas. 

“As pessoas na rua têm mais chances de serem contaminadas, e sem nenhuma proteção o risco dobra. Mas estamos abrindo devagar. Estávamos com 13 casos, surgiram mais seis após a abertura, mas por contágio dentro das famílias com infectados. Ou seja, não foi uma consequência do novo decreto. Para avaliar o impacto da flexibilização teremos que esperar os números da próxima semana”, reforçou. 

E acrescentou: “A expectativa é de que a situação se mantenha sob controle, teremos aumento de casos, mas a esperança é que seja um número reduzido. Aí veremos se podemos abrir mais um pouco o comércio”. 

O titular afirma, ainda, que, com a abertura do Hospital de Campanha de Rio Verde, que já tem três pacientes, aumenta a expectativa para enfretamento do coronavírus. “Temos a esperança que nunca utilizemos a capacidade total de leitos do HCamp, que é de 100 pacientes. Estamos tomando todas as precauções e atitudes para que isso não ocorra. Não chegamos a contratar 100% da equipe, devido ao número de pacientes, mas já temos profissionais preparados para somar caso precise”, disse. 

Consultas eletivas
Ribeiro, que retomou as consultas eletivas na cidade, disse que a tendência é que, aos poucos, esse serviço seja ainda mais ampliado. “Se tudo correr bem, creio que em no máximo três semanas retomamos, inclusive, as cirurgias eletivas”, revelou. 

Por fim, o secretário disse que a população do município do Sudeste goiano tem sido tratada de maneira igual, seja a parte rural ou urbana. “Inclusive na próxima semana vamos enviar equipes de vacinação para imunizar estudantes e professores do campo contra a H1N1. A ideia é levar, também, outras vacinas, como a da raiva e do sarampo”, finalizou. 

Em Rio Verde, até quinta-feira (30), havia 19 casos confirmados de Covid-19 e uma morte. No Estado são 781 infectados e 29 mortes. O Brasil já ultrapassou a China, com mais de 85 mil casos e 5.901 vítimas fatais do coronavírus.

O Popular

Compartilhe

Comente: Quarentena pode ser reforçada se casos de Covid-19 aumentarem, diz secretário de Saúde de Rio Verde