Profissionais do ABAS têm trabalho em defesa dos idosos reconhecido pela Câmara

Prêmio Zilda Arns foi entregue nesta quarta-feira


Três entidades e duas profissionais receberam, nesta quarta-feira (2), o Prêmio Zilda Arns, que homenageia trabalhos relevantes no acolhimento dos maiores de 60 anos. Esta foi a terceira edição da premiação, coordenada pela Segunda Secretaria da Câmara. Neste ano, os cinco finalistas foram selecionados a partir de 56 indicados por parlamentares de diversos partidos. 

Entre as profissionais, foram premiadas Celia Holtz, de Tatuí, no interior de São Paulo, que promove cursos profissionalizantes para idosos, e Clarice Baccini, de Florianópolis (SC), especialista em gerontologia que se destaca em ações de voluntariado. Já as instituições escolhidas foram a Casa dos Velhinhos de Arapiraca (AL); a Sociedade São Vicente de Paulo, em Santos (SP) e a Associação Beneficente Auta de Sousa, em Rio Verde (GO).

Durante a sessão solene para a entrega de menções honrosas aos premiados, o diretor-presidente da entidade goiana, Marcos Silva, se emocionou com o reconhecimento nacional.

“Atualmente, estamos com 130 idosos - entre 60 e 70 são moradores e os demais passam o dia na instituição. Todos os assistidos têm assistência médica, hospitalar, têm fisioterapia, têm todas as terapias necessárias para que a vida deles fique melhor”, explicou.

O segundo-secretário da Câmara, deputado Mário Heringer (PDT-MG), destacou a importância do prêmio em homenagear pessoas e entidades com excelência no acolhimento de idosos, já que, muitas vezes, essa parcela da população não tem a atenção que merece.

“São os mais desprotegidos, são os mais abandonados, são as pessoas que fizeram muito por nós todos e que hoje são tratadas de uma maneira quase que desumana”, lembrou.

A deputada Rosana Valle (PSB-SP), que indicou a instituição de Santos, se orgulha de vir de uma cidade que é considerada referência em políticas públicas para os mais maduros.

“Os idosos em Santos envelhecem bem,  com qualidade de vida. Nós temos que avançar ainda mais, fazer com que o Brasil adote essas políticas públicas. As pessoas estão vivendo mais; elas têm que viver melhor”.

Zilda Arns
O nome do prêmio homenageia Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança. Conselheira no Conselho Nacional de Saúde, Zilda Arns trabalhou também no Ministério da Saúde.

Dia do Idoso
Antes da entrega do prêmio Zilda Arns, uma sessão solene homenageou o Dia Nacional do Idoso, comemorado nesta terça-feira, 1º de outubro. A data marca os 16 anos da sanção da lei que instituiu o Estatuto do Idoso.

Agência Câmara

Compartilhe

Comente: Profissionais do ABAS têm trabalho em defesa dos idosos reconhecido pela Câmara