Preparando-se para o curso de Medicina

Reitoria da Fesurv fez a primeira reunião de trabalho com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso


Após a aprovação unânime do Conselho Estadual de Educação de Goiás, no último dia 07, onde reconheceu as condições plenas da Universidade de Rio Verde para a oferta do curso de medicina, a Reitoria fez a primeira reunião de trabalho com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso.

Estiveram presentes na reunião, o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, a Pró-reitora de Graduação, professora Ms. Maria Flavina das Graças Costa,  o professor Dr. Eduardo Rodrigo Saraiva, a professora Ms. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas, o professor Dr. Jair Pereira de Melo Junior e os médicos, Adriano Lana Pereira, Ms. Fabrícia Dias Colombano Linares, Paulo Sérgio de Oliveira e Ms. Vicente Guerra Filho.

Na reunião trataram, dentre outros assuntos, da metodologia de ensino Problem-Based Learning (PBL) ou, Aprendizado Baseado em Problemas, que será adotada no curso de medicina da Universidade de Rio Verde e é o que há de mais moderno e completo em se tratanto de metolodiga de ensino, acompanhando o que vem sendo praticado nas melhores universidades do mundo

Entenda o que é NDE
O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo de cada Faculdade da Universidade de Rio Verde responsável pela concepção e consolidação do Projeto Pedagógico do curso.

O método PBL

De acordo com o material da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, "o Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado.Os professores que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o curso".

Assessoria de Comunicação - Fesurv

Compartilhe

Comente: Preparando-se para o curso de Medicina