Paulo do Vale participará da Conferência 'Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis’

Evento será realizado entre 16 a 20 de setembro, na cidade de São Paulo


Entre os dias 16 e 20 de setembro, a cidade de São Paulo receberá a Conferência Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis, que reúne o 3º Encontro Anual da Plataforma Global Cidades Sustentáveis e a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis. Durante uma semana de atividades serão debatidos os desafios e soluções para a construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.

A Conferência será realizada no Parque do Ibirapuera e receberá gestores públicos, técnicos e especialistas globais de 192 cidades e 40 países, como Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Argentina, China, Itália, Reino Unido, Argentina, França e Japão.

Entre as 130 cidades brasileiras confirmadas estão as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Porto Alegre, Brasília, Belém, Curitiba, Maceió, Belo Horizonte, Fortaleza, Boa Vista, Campo Grande, Florianópolis, Teresina, Palmas, Manaus, Rio Branco e Vitória.

Um dos destaques do evento é a Rodada de Prefeitos, atividade que promoverá o encontro de gestores municipais de todo o mundo, com o objetivo de trocar experiências, discutir e compartilhar ideias sobre sustentabilidade urbana.

O Painel “Impacto do Jornalismo no Desenvolvimento Sustentável” reunirá jornalistas para discutir como a comunicação pode contribuir para o engajamento de governos, empresas e sociedade civil na agenda do desenvolvimento sustentável das cidades.

A programação ainda inclui treinamentos e visitas técnicas para especialistas e decisores políticos, e palestras e sessões temáticas para o público geral. Serão realizados também a Cerimônia de Entrega do Prêmio Cidades Sustentáveis 2019 e o Lançamento da Plataforma do Conhecimento e do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis.

Palestrantes
Entre os palestrantes já confirmados estão o prefeito de São Paulo, Bruno Covas; a vice-prefeita de Paris, Pénélope Komitès; a prefeita de Freetown, Yvonne Aki Sawyerr; o governador de Abidjan, Beugré Robert Mambe; o prefeito de Maceió, Rui Soares Palmeira; a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale; o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa; e a vice-prefeita de Sobral, Christianne Marie Aguiar Coelho.

Paulo do Vale falará de projetos como o “Produtores de Água”, que propõe a recuperação e conservação de nascentes através de contrapartida financeira aos produtores rurais. 

Sessões temáticas
Nove sessões temáticas cobrirão uma ampla gama de tópicos centrais para a compreensão dos problemas urbanos atuais, as oportunidades e desafios da sustentabilidade. Os temas contemplam: Geoprocessamento e Planejamento Espacial; Inclusão e Moradia Acessível; O Papel da Gestão Pública na Geração de Oportunidades, Trabalho e Renda; Regeneração Urbana e Desenvolvimento de Orlas Local; Biodiversidade Urbana e Capital Natural; Planejamento Urbano: Enfrentando Desigualdades de Gênero e Raça; Financiando o Desenvolvimento Urbano Sustentável; Desenvolvimento Orientado à Mobilidade; e Participação Social: Caminhos e Desafios da Gestão Pública.

Sobre a Conferência
Organizada conjuntamente pelo Programa Cidades Sustentáveis, pela Plataforma Global para Cidades Sustentáveis e pela Prefeitura de São Paulo, o evento recebe o apoio estratégico do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF – Global Environment Facility).

O público estimado é de 800 pessoas, entre prefeitos (as), técnicos (as), acadêmicos (as), gestores (as) públicos, líderes empresariais, pesquisadores (as), jornalistas, especialistas de instituições financeiras, organizações internacionais, agências da ONU, líderes da iniciativa privada e de organizações da sociedade civil.

Compartilhe

Comente: Paulo do Vale participará da Conferência 'Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis’