Mulheres em alta

Empresas valorizam cada vez mais a mão de obra feminina


‘‘As empresas de hoje necessitam de cabeças pensantes, inovadoras, que agreguem inteligência aos seus negócios e que trabalhem por resultados. Posso afirmar que quando tem a presença feminina, este trabalho consiste em resultados duradouros’’.


Após as grandes Guerras Mundiais (1914-1918/1939-1945), intensifica-se a entrada feminina no mercado de trabalho, por diversas razões e movimentos mundiais. Enfrentando dificuldades e preconceitos, em um primeiro momento, as atividades exercidas não eram bem vistas e muito menos valorizadas pela sociedade. Nas décadas de 60 a 70, movimentos emancipatórios foram o início desta transformação. A partir desse período, houve um significativo acréscimo de mulheres entre os universitários, e passaram a considerar a carreira tão importante quanto á função procriadora.
        
O entendimento sobre o desempenho de carreira vem mudando ao longo dos últimos anos, uma das principais mudanças sem duvidas foi à grande ocupação feminina em cargos antes ocupados por homens. Em 2011, no Brasil, um dos maiores tabus foi quebrado, quando se deu a ocupação de uma pessoa do sexo feminino (Dilma Rousseff) na presidência, cargo que por décadas foi exercido pelo sexo masculino. Estudiosos comprovam que os homens têm em sua natureza agir pela razão. No ambiente de trabalho, são racionais e tem dificuldades em aceitar mudanças, ao contrario do sexo feminino que age pela emoção e consegue pensar em alternativas para resolver problemas.

A pergunta seria: Assim um ambiente de trabalho deveria ser ocupado só por mulheres?


Bem, quando se constrói um ambiente de trabalho onde é composto pelos dois sexos, o mesmo fica mais competitivo, onde tem a junção tanto da razão quanto da emoção, muitos profissionais da área RH já tem uma cota determinada quantos homens e quantas mulheres vão compor um determinado setor, isto se deu justamente pelo foco masculino e criatividade Feminina.
    
Quando a mulher começou a acreditar em seu próprio valor profissional, isto fez toda a diferença. Antigamente, elas desempenhavam suas atividades baseadas em um molde de pensar e agir “masculino”, e conforme foram conquistando seus espaços, criaram também um perfil de atuação e gestão. A visibilidade de uma mulher essencialmente feminina e com extrema competência é algo cada vez mais presente no mercado de trabalho.

Ao longo da minha carreira, atuando como educador corporativo, percebo o quanto as mulheres, no Brasil, têm flexibilidades para aceitar mudanças, fazer reciclagem, treinamentos, enfim tudo que é necessário para melhorar o desempenho profissional, isto torna então a mulher muito mais preparada diante do mercado dinâmico e complexo. Outro grande diferencial feminino é poder que a mulher tem quando o assunto é (reciprocidade) no ambiente de trabalho, pois ela torna o ambiente mais unido, o que fortalece em massa o trabalho em equipe. Começam a trabalhar com muito mais facilidade em ambientes onde existe muita pressão, de modo geral torna-se o capital intelectual da empresa melhor competitivo.

Pense nisso profissional RH!        

Um Forte abraço - Tiago Martins

Compartilhe

Comente: Mulheres em alta