Motoristas do transporte escolar pedem socorro em Rio Verde

Sem receber por causa do fechamento das escolas, categoria visa a compreensão da comunidade e o apoio do município. Prefeitura busca alternativas para amenizar prejuízos


Em função das escolas públicas e particulares de Rio Verde estarem fechadas devido à pandemia do Covid-19, os motoristas do transporte escolar passam por uma situação complicada atualmente. Sem trabalhar e enfrentando dificuldades financeiras, a categoria pediu socorro por meio de uma mobilização organizada no dia 11/05.   

Durante o manifesto, os motoristas saíram conduzindo kombis, vans e ônibus pelas ruas da cidade e depois, concentraram os veículos no estacionamento do estádio Mozart Veloso do Carmo. No local, todos oraram para pedir auxílio à categoria e um manifestante relatou as dificuldades enfrentadas pelos condutores.  

Presente na mobilização, o empresário contábil e especialista em consultoria no segmento de transporte escolar, Rogério Paz, afirma que é solidário com a situação dos motoristas, ao dizer que se esforça para trazer melhorias aos profissionais nesse momento.  

Na busca por soluções, Paz lembra que a classe conversou com autoridades políticas, como o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, além de secretários municipais e deputados. “Assim, a ideia é ver uma medida cabível para amenizar um pouco o sofrimento da categoria”, diz.

Uma das dificuldades é que os profissionais estão há mais de 60 dias sem receber o salário e muitos deles, por exemplo, sustentam suas famílias. Diante do problema, o manifesto busca que a categoria seja reconhecida através do apoio e compreensão da sociedade, além de chamar a atenção das autoridades políticas sobre o assunto, especialmente o município.

Outra questão abordada no movimento dos trabalhadores é a dificuldade financeira do condutor que atrapalha, consequentemente, o pagamento das prestações dos veículos. “Frente ao problema, muitos precisam, até mesmo, procurar outro emprego”, diz.


Até o momento, não há previsão de os motoristas de transporte escolar voltarem às atividades. Em um cartaz exposto no manifesto, o aviso é que mais de 230 famílias dependem do trabalho da classe.  Inclusive, o apoio da comunidade que eles pedem envolve também a compreensão dos pais de alunos.

Em nota, a prefeitura de Rio Verde responde que reconhece a importância do trabalho dos motoristas do transporte escolar, lembrando que a Secretaria Municipal de Educação busca alternativas para amenizar os prejuízos do setor dentro dos limites legais. “Um projeto de lei vem sendo desenvolvido para isentar os motoristas do pagamento das taxas durante a pandemia. Além disso, já iniciamos uma consulta ao Tribunal de Contas do Município (TCM) para a liberação de um adiantamento financeiro aos profissionais, uma vez que o contrato estabelece o pagamento por quilômetro rodado”, diz a nota. 

Compartilhe

Comente: Motoristas do transporte escolar pedem socorro em Rio Verde