Moradores do Maranata recebem orientações sobre finanças pessoais

Para o presidente da Amorma, Rogério Paz, as orientações são importantes na hora de os moradores administrarem as finanças, controlarem despesas ou aperfeiçoarem seus comércios e empresas


Quais são os seus sonhos de consumo e os projetos para concretizá-los? Se a meta é conseguir uma viagem ou adquirir carro novo, é fundamental que o cidadão estabeleça prioridades na hora de gastar o dinheiro. Esse foi um dos temas abordados pela administradora de empresas, diretora de negócios e coaching profissional, Ana Cláudia de Oliveira, durante uma palestra que ocorreu na Associação de Moradores do Residencial Maranata (Amorma), dia 8 de setembro. 

Direcionada aos moradores locais, a coaching abordou o assunto “Gestão de Finanças Pessoais”, ressaltando ainda questões como consumo, poupança e investimento, orçamento, além da diferenciação entre necessidade e desejo de consumo.   

Segundo a palestrante, normalmente, a pessoa já se imagina realizando um sonho de consumo quando deseja algo, a exemplo de uma viagem para a praia, a compra de apartamento novo ou a meta de cursar outra pós-graduação. 

O cidadão pode ter vários sonhos em mente, por exemplo, mas se não for possível concretizar todos, então Ana Cláudia diz que é necessário avaliar quais sonhos serão as prioridades. “Existem as prioridades, nesse sentido, e o indivíduo irá projetar em cima delas”, observa.  

No entanto, a coaching profissional afirma não haver problema se a pessoa quiser concretizar os vários sonhos. “Mas uma coisa é importante: no momento em que projetamos algo, é necessário estabelecer datas para que haja organização e o projeto não fique perdido consequentemente. Caso contrário, o sonho não chega. A diferença do sonho para o projeto é estabelecer datas.”  

Ana Cláudia lembra que o desejo é algo que o cidadão necessariamente não precisa, diferente da necessidade, quando o consumidor tem que comprar o remédio essencial para o tratamento médico, por exemplo. Por isso, ela avalia que as prioridades devem ser levadas em consideração no momento de gastar o dinheiro. 

A palestrante faz questão de ressaltar que todos têm condições de realizar aquilo que desejam no sonho. “Para isso, basta que consigam se programar direito e possam tomar as melhores decisões em cima de um pensamento diferente e de melhores escolhas”, avalia.   

Nesse momento em que o Brasil vive uma economia frágil e o índice de desemprego é alto, Ana Cláudia analisa que a melhor saída para o cidadão - que está sem perspectiva de emprego – é entender quais são suas habilidades.  “Ou seja, ver o que faz de melhor e tentar vender isso. Se você não consegue ser dono de sua própria marca, então procure um lugar para trabalhar onde possa ser a marca até o instante que consiga ser independente”, comenta. 

Para a coaching profissional, é preciso ter em mente que o empreendedorismo pode ser drástico se não for utilizado da forma correta. Conforme diz, para empreender com sucesso, detalhes como os cuidados na área, inteligência e muito planejamento devem ser pensados. “Muitas vezes, certo negócio não seguiu em frente porque a pessoa não elaborou um projeto corretamente. Ela ainda achava que tinha habilidade para tal ramo, mas não tinha na verdade.”

Se o sonho for a realização de um curso novo em outra cidade, por exemplo, a influência familiar é importante quando o cidadão tem cônjuge e  filhos que dependem de sua renda, segundo Ana Cláudia. “Quero dizer que, nesse caso, o apoio da família tem peso enorme nessa hora, pois haverá alguém que cuida dos filhos enquanto o pai ou a mãe estiverem fora? E a renda destinada ao conhecimento é suficiente ao orçamento necessário da família?”, diz. Nesse cenário, a palestrante diz que as decisões são tomadas diante de um compartilhamento de opiniões.

Para o presidente da Amorma, Rogério Paz, as orientações da palestrante são válidas no sentido de despertar novas ações quando os moradores forem administrar as finanças, controlar as despesas ou aperfeiçoar suas empresas. “Administrar o orçamento dentro de casa é eficaz para a saúde das famílias”, conclui. 

Compartilhe

Comente: Moradores do Maranata recebem orientações sobre finanças pessoais