Interferência dos pais e falta de conhecimento do curso são os principais fatores de desistência e frustração com a profissão

Pesquisa aponta que 72% dos estudantes escolhem uma profissão por influência dos pais, mesmo sem conhecimento da área


A escolha da carreira a ser seguida é um dos grandes desafios que um estudante do ensino médio possui. As dúvidas passam por áreas em que o jovem possui afinidade, recomendações de amigos, profissões em que os pais e familiares atuam, dentre outras.

Segundo levantamento realizado em 2017 pela Teenager Assessoria Profissional com pré-vestibulandos de escolas públicas e particulares, 72% dos candidatos afirmaram que os pais influenciaram na escolha do curso, como Direito, Medicina ou Engenharia. O estudo também aponta que a maioria dos estudantes não conhece a área em que pretendem atuar. Com isso, influências externas (pais, mídia, amigos) ganham mais peso no processo de tomada de decisão.
 
Dados divulgados pelo INEP em 2018 apontam que 56% dos estudantes que ingressaram no ensino superior, desistiram ou trocaram de curso durante a graduação. Dentre os principais fatores apontados pelos estudantes, estão: a frustração com o curso (não se identificou com a área escolhida); dificuldades financeiras; mudança de turno do curso ou instituição de ensino. O mesmo estudo aponta que outros 34% concluíram a graduação enquanto 10% ainda permaneciam no curso.

Para mudar este cenário, uma faculdade de Jataí realiza a exposição “Experimente o Futuro”, que coloca os estudantes do ensino médio em contato direto com os acadêmicos da instituição, que apresentarão seus trabalhos desenvolvidos num total de 12 oficinas, para demonstrar algumas das oportunidades que cada profissão pode oferecer. Os alunos visitantes terão a oportunidade de experimentar de perto a vida universitária, ficar por dentro do que acontece nos cursos e ainda farão um tour pela Una.

A diretora regional da faculdade UNA, Daniela Tessele, afirma que são esperados cerca de 700 estudantes de escolas públicas e privadas, de Jataí e região. “É uma importante oportunidade para que os estudantes tirem suas dúvidas com acadêmicos e experimentem um pouco do que é formação pretendida, com uma visão totalmente nova do universo profissional, as expectativas e possíveis áreas para atuação depois de formado”.

O “Experimente o Futuro” será realizado nos dias 25 e 26 de setembro, na faculdade UNA Jataí, durante os períodos matutino e noturno, para que os estudantes das escolas convidadas tenham a oportunidade de mergulhar pela futura profissão antes de ingressar no mercado de trabalho.
 
SERVIÇO:
“Experimente o Futuro”
Dias 25 e 26 de setembro, das 8h às 12h e das 19 às 22h na sede da UNA Jataí.
Endereço: R. José de Carvalho, 1.800 - St. Epaminondas II, Jataí – GO

Compartilhe

Comente: Interferência dos pais e falta de conhecimento do curso são os principais fatores de desistência e frustração com a profissão