Hospital Evangélico: 74 anos

Comemoração acontecerá no próximo dia 6 de setembro


O Hospital Evangélico completou ontem 74 anos de história em Rio Verde. Chamado hoje de Hospital Presbiteriano Dr. Gordon, em homenagem ao seu fundador, o local é referência no atendimento a saúde não só em Rio Verde, mas em toda a região.

A comemoração pelos 74 anos acontecerá no dia 6 de setembro, na Capela do hospital, quando acontecerá culto de ação de graças. Confira um pouco mais sobre a história da instituição:

 Nossa história começa na década de 30. Tida como uma das épocas mais sangrentas de toda a história mundial. Neste período, Hitler ascende ao cargo de chanceler na Alemanha e tem início o genocídio do que o Füher chamava de "raças inferiores", em especial os judeus. Tem início a Segunda Guerra Mundial. Nos Estados Unidos, Franklin Roosevelt dá início ao New Deal, o plano de recuperação econômica após a quebra da bolsa de Nova York, em 1929. Mas nem tudo eram desgraças, pois Deus tinha planos para um jovem casal americano.

Dr. Donald C. Gordon e D. Helena Gordon foram enviados pela Igreja Presbiteriana dos EUA para a Missão Brasil Central. Mal sabiam eles que seriam precursores de um grande trabalho de cura e evangelização na cidade de Rio Verde, em Goiás. Construíram o Hospital Evangélico de Rio Verde, chamado hoje de Hospital Presbiteriano Dr. Gordon. Várias pessoas foram beneficiadas pelo trabalho deste casal e de seus seguidores. Muitas lutas, conquistas e pessoas que tiveram o corpo e a alma restaurados.

Dr. Gordon, como médico e missionário, sempre cuidou dos dois lados da saúde: a física e a espiritual. O que nos remete ao objetivo principal de todo nosso trabalho - Salvar vidas como um todo: espírito e corpo.
Depois de mais de sete décadas os trabalhos guiados por Deus e iniciados pelo casal Gordon continuam a serem efetuados. O hospital é uma entidade de caráter filantrópico, classificado como hospital de médio porte, e formado por unidades de internação com 118 leitos. Sendo que seu sistema comporta uma unidade de pronto atendimento, responsável pelo maior número de atendimentos da região, abrangendo 27 municípios. Ele mantém uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI); centro cirúrgico bem equipado e ainda um centro obstétrico.
A instituição dispõe de um serviço auxiliar de diagnóstico e terapia, mantendo o setor de radiologia com aparelhos de Raios-x, litotripsia, mamografia, tomografia computadorizada e ultra-sonografia e o setor de analises clinicas. Tem ainda parcerias para realizar serviços de diálise peritoneal e hemodiálise e de procedimentos em hemodinâmica.

O hospital também mantém um serviço social, com profissionais da área, que assiste pessoas carentes de todo o Sudoeste do estado, encaminhando-as para atendimento médico, hospitalar e exames complementares. A remuneração dos serviços médicos hospitalares pelos assistidos é de acordo com a classificação do paciente, podendo até ser gratuita. Complementando a missão social do hospital, é mantida uma creche gratuita para os filhos de seus colaboradores e o Projeto Pão da Vida, que é uma parceria com Missão Presbiteriana Americana e consiste na doação de cestas básicas a 100 famílias carentes.

O hospital atende toda a região do sudoeste goiano, que abrange uma população de 600 mil habitantes. Em 1975, a Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos doou o hospital para a Igreja Presbiteriana do Brasil, que é representado pelo Conselho Deliberativo com as seguintes instituições: Supremo Concilio da IPB, Sínodo Sudoeste de Goiás, Presbitério Sudoeste de Goiás, e as cinco Igrejas Presbiterianas de Rio Verde. Em 1997 o Rev. Eudóxio foi enviado ao EUA para restabelecer esta  parceria que tem se consolidado ao longo dos anos. Em 2000, oito igrejas da PC da Carolina do Norte, Estados Unidos, fizeram uma doação para a construção da Capela do Hospital, e dezenas de outras parcerias foram firmadas para o crescimento da instituição.

            Em 2001, vieram 42 norte-americanos de oito igrejas presbiterianas da Carolina do Norte, USA, os quais construíram a Capela do hospital, que se tornou um marco físico da presença do evangelho nesta instituição. É importante ressaltar que temos uma parceria com a APMT da IPB, que consiste em atender todos os missionários gratuitamente neste Hospital. Os pastores e suas famílias do Sinodo Sudoeste de Goiás recebem o plano de saúde CRAM com preço simbólico. A Capelania do Hospital tem 25 voluntários para o trabalho de visitação e evangelização, que são treinados e assistidos pelo capelão, Rev. Eudoxio Santos.
 
O Hospital Presbiteriano Dr. Gordon nasceu da vontade do Dr. Donald C. Gordon de servir a Deus e ao próximo através da ciência da medicina. Sendo instrumento de Deus na evangelização dos povos.

Texto por MKT & COM

Fotos

Imagem de Hospital Evangélico: 74 anos

Compartilhe

Comente: Hospital Evangélico: 74 anos