Hospital de Campanha de Rio Verde recebe o primeiro paciente com suspeita de coronavírus

Homem de 77 anos, com comorbidade, apresentou sintomas leves e ficará internado na unidade de saúde à espera do resultado do exame


No segundo dia de funcionamento, o Hospital de Campanha (HCamp) de Rio Verde recebeu nesta terça-feira (28) o primeiro paciente com suspeita do novo coronavírus (Covid-19). Um homem, de 77 anos, com comorbidade, apresentou sintomas leves e procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A regulação então encaminhou o paciente ao Hcamp, onde ele ficará internado à espera do resultado do exame de Covid-19. 

A reportagem apurou que o paciente sofre com a chamada doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida como DPOC, que é um termo geral para duas condições principais: bronquite crônica e enfisema. 

A gestão municipal fará a regulação das transferências para o HCamp, que possui 100 leitos exclusivos para casos suspeitos ou confirmados de coronavírus. A unidade de saúde funciona 24h e é de baixa complexidade, servindo de apoio ao atendimento do Hospital Municipal Universitário (HMU).

O HMU concentra os casos mais graves do município, possui 45 leitos de média complexidade e 26 de alta complexidade, com Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que contam com respiradores. 

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), divulgados hoje, mostram que 15 pessoas foram infectadas pela Covid-19 em Rio Verde e uma pessoa morreu em função da doença. 

Flexibilização 
O último decreto municipal, divulgado pela Prefeitura de Rio Verde na sexta-feira (24), flexibilizou o distanciamento social e permitiu a retomada de aproximadamente 90% das atividades econômicas na cidade. 

Ao POPULAR, na semana passada, o prefeito Paulo do Vale (DEM) justificou a medida pelo achatamento da curva de contágio no município, segundo ele, muito pela compreensão da população no cumprimento do isolamento e distanciamento social. 

Apesar da flexibilização, os parques e praças do município devem permanecer fechados por conta da pandemia do novo coronavírus, e que obras prontas para serem entregues devem aguardar inauguração, que deve ocorrer apenas ao fim da pandemia. 

A Prefeitura também orienta a população a evitar aglomerações e a usar máscaras ao sair nas ruas.

O Popular

Compartilhe

Comente: Hospital de Campanha de Rio Verde recebe o primeiro paciente com suspeita de coronavírus