Fesurv terá curso de medicina em 2012

Aprovação unânime do Conselho Estadual de Educação aconteceu hoje, 7 de outubro


O tão esperado curso de medicina da Universidade de Rio Verde encontra-se devidamente autorizado e será oferecido em vestibular específico já no próximo ano. O Conselho Estadual de Educação (CEE-GO) aprovou o curso, por unanimidade, no dia 7 de Outubro de 2011. O relator do parecer foi o professor Marcos Elias Moreira. Diante de tantas lutas, a data fica para a história. A Universidade é agora a primeira Instituição autorizada a oferecer o curso no interior do Estado aprovada pelo sistema Estadual de Educação.

Para o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, a aprovação do curso vai ter reflexos fundamentais na saúde da população e também para o acesso ao ensino. “Esta autorização é histórica para a comunidade acadêmica, população regional e do Estado. A autorização do Conselho Estadual demonstra uma decisão acertada no sentido da democratização do ensino, a partir de agora, os candidatos ao curso de medicina terão uma opção no interior de Goiás. É preciso destacar também que há um alcance social importante porque o número de profissionais capacitados que poderão atuar na rede de saúde municipal, estadual e nacional leva significativas melhorias à população. É uma vitória para todos e damos mais um passo importante na concretização da Universidade como centro de ensino, pesquisa e extensão”.

O processo, solicitando autorização do curso de medicina para a Universidade de Rio Verde estava parado no CEE-GO desde 2008, voltando a tramitar após junho de 2010. Na ocasião, o Reitor, o professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, juntamente com a Pró-reitora de Graduação, professora Ms. Maria Flavina das Graças Costa, pediram o sobrestamento do projeto do curso.

Após estas providências, no mês de Junho, uma comissão de especialistas das faculdades de medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) avaliou in loco a infraestrutura e laboratórios da Universidade de Rio Verde e os hospitais da cidade indicando as plenas condições da Universidade e Município para ofertar o curso de medicina.

Para atender às exigências do curso, a Universidade de Rio Verde, conta com a parceria integral da Prefeitura de Rio Verde, do Deputado Heuler Cruvinel, da Câmara dos Vereadores e da comunidade médica. A estrutura está totalmente pronta e preparada para oferecer o curso. Inúmeros investimentos têm sido feitos nas diversas áreas da Instituição. Só no ultimo ano, já foram mais de R$ 3 milhões revertidos em obras e aquisições. “Fizemos questão de lutar pelo curso de medicina para a Universidade de Rio Verde porque hoje a Universidade tem infraestrutura completa quanto a instalações físicas, professores, laboratórios e aparelhos especializados, capazes de oferecer um curso com alta qualidade. Temos tradição na área, a Universidade já oferece 7 cursos ligados à saúde”, reforça o Reitor.

A Universidade de Rio Verde, a partir de agora, já começa os preparos para definir uma data do Processo Seletivo, que será em Fevereiro, separado dos demais dos 24 cursos oferecidos, em função do tempo para a organização. O novo curso oferecerá 40 vagas no vestibular.

Atualmente todos os três cursos de Medicina oferecidos no Estado estão localizados em Goiânia – na Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) – e Região Central – no Centro Universitário de Anápolis.

Assessoria de Comunicação - Fesurv

Compartilhe

Comente: Fesurv terá curso de medicina em 2012