Exemplo de Solidariedade

Leonardo Oliveira realiza trabalhos sociais há mais de 11 anos


Ser solidário é, antes de tudo, estar atento ao que nos rodeia, numa atitude interessada pela necessidade do próximo. Ser solidário é olhar com os olhos do coração e ter a inteligência de ouvir até palavras que não foram ditas, ou melhor, escutar os apelos daqueles que estão em dificuldades. Solidariedade é estar próximo não para ver melhor o que já se conhece, mas para tornar mais eficaz a ação que se impõe. Se preocupar com próximo é sempre uma atitude que vem do som do coração.

Esse sentimento é mostrado através de atitudes de pessoas como as de Leonardo Oliveira, que é professor de educação física, formado pela Fesurv, e há mais de 11 anos realiza serviços sociais, por ter o coração ligado aos menos favorecidos.  Nos períodos festivos ele visita a Casa de Abrigo Temporário (CAT). Sempre vestido de palhaço ou de papai Noel, Leonardo faz a festa por onde passa.

Contratado pela Secretaria de Promoção Social trabalha no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) como educador físico. “Estar com essas crianças me traz muita alegria. Não tive uma infância muito fácil, mas isso não me impede de poder proporcionar a essas crianças momentos que possam fazê-las esquecer as dificuldades,” disse o professor sobre o Peti.

Paralelo a esses trabalhos, o professor realiza todos os anos no dia 25 de dezembro um natal especial para as crianças carentes de diversos bairros da cidade, que são escolhidas através do Peti. No dia de natal, Leonardo busca as crianças bem cedo e as leva para participar de um café da manhã especial, seguido por brincadeiras. Posteriormente, elas participam de um almoço especial, visitam o shopping e vão ao cinema. Ao final do dia as crianças são levadas para suas casas com sorriso no rosto e uma cesta básica para ajudar as famílias.

Para esse semestre, Oliveira conta com mais um grande desafio: a realização de torneios educativos, cujo tema é “Esporte Sim Drogas Não!” a ser realizado dentro do Peti, com objetivo de transmitir uma mensagem direcionada aos alunos e jogadores, a fim de que possam entender a importância da prática esportiva para a saúde física e mental. Reforçar e conscientizar estes alunos sobre os malefícios das drogas lícitas e ilícitas também é meta deste projeto.

Por Damares Pinheiro - Especial para o Rio Verde Agora

Compartilhe

Comente: Exemplo de Solidariedade