Estreitando os laços com a comunidade

AABB de Rio Verde realiza projetos sociais e se torna referência dentro da comunidade rio-verdense


Fundada há quase 52 anos, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Rio Verde foi por várias décadas sinônimo de um clube exclusivo para funcionários do Banco do Brasil e seus familiares mais próximos. Aos poucos, essa visão foi se transformando. Primeiro, permitindo que correntistas do Banco do Brasil pudessem se associar ao clube, e depois possibilitando que qualquer membro da comunidade rio-verdense pudesse se tornar membro do clube.

Entretanto, a grande mudança de paradigma sobre a função da AABB na cidade aconteceu com a criação do programa “AABB Comunidade”. A proposta do programa é de cunho socioeducativo, visando integrar família, escola e comunidade. Na parceria firmada, a Prefeitura de Rio Verde coloca à disposição do programa coordenadores, professores, além de oferecer a alimentação dos alunos. Em contrapartida a FBB e FENABB oferece parte dos recursos e apoio organizacional/estrutural do programa, e a AABB abre suas portas para as crianças inscritas no projeto. São atendidas 100 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 18 anos incompletos, que estudam nas EMEFs: Dr. João Barbosa Neto, Otávio Ferreira, Antônio Gomes de Lima, Dr. Checo (Edsel Emrich Portilho), Profª Maria Dulce Rocha Duarte.

Diversas atividades são desenvolvidas diretamente com os alunos atendidos, como: Acompanhamento pedagógicos; Matematização; Leitura e Escrita; Comunicação e Tecnologia da Educação; Cuidado Sócio Ambiental; Direitos Humanos e Cidadania; Esportes e Jogos; Saúde Integral; Trabalho e Protagonismo. Essas atividades fazem da AABB hoje um dos pilares na promoção de uma infância mais saudável para as crianças de Rio Verde.

E para estreitar ainda mais esses laços, a AABB desenvolve anualmente a sua Colônia de Férias. O evento este ano aconteceu entre os dias 1º e 5 de julho. Foi a 10ª edição do evento. A presidente da AABB de Rio Verde, Kelly Vilarinho, explica a importância de sua Colônia de Férias: “Primeiramente, a ideia do clube é trazer lazer, interação e realização para os coloninhos, já que a cidade não traz muita opção nesse momento tão ocioso nas férias escolares. E se o clube tem toda infraestrutura para oferecer, por que não se envolver num projeto tão valioso. Onde há criança há felicidade! Contudo, esse dentre tantos eventos que o clube realiza durante todo ano, a Colônia de Férias pode aproximar a comunidade ao clube. Principalmente aqueles que não conhecem o clube e reforçar os laços abebeanos àqueles que já desfrutam de um clube de tanto potencial”.

Na edição deste ano, mais de 100 crianças participaram da Colônia. Foram desenvolvidas desde atividades lúdicas até atividades de sobrevivência. A cada ano o projeto traz o que há de novo no mundo infantil, já que a ideia da Colônia de Férias da AABB é fazer com que as crianças interajam com os outros entre o mundo real e ideal. Kelly ressalta: “Tivemos oficina de Slime, robótica, palestras socioambientais e ao mesmo tempo aprendemos a cultivar uma horta e acampamento, dentre outros. Mas o dia mais que especial é o dia de parque, onde todos estão na mesma energia aproveitando dos brinquedos mais modernos que os despertam para o mundo infantil”, explicou.

Compartilhe

Comente: Estreitando os laços com a comunidade