Estágio: mais oportunidades para o Mercado de Trabalho

Entidades encaminham alunos para aperfeiçoamento em estágios


No dia 18 de agosto foi comemorado o dia do estagiário. A Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, do Ministério do Trabalho, define o estágio como “o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante.”

O estágio “não caracteriza vínculo de emprego de qualquer natureza, desde que observados os requisitos legais, não sendo devidos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários,” conforme a Lei do Ministério do Trabalho.

Estágio obrigatório e estágio não obrigatório

A “Lei do Estágio” diz que, o estágio definido como pré-requisito no projeto pedagógico do curso para aprovação e obtenção do diploma, é o obrigatório. Ao contrário, o não obrigatório é uma atividade opcional, mas acrescida à carga horária regular e obrigatória.

Rio Verde e estágios    
O Instituto de Ensino Superior de Rio Verde/Faculdade Objetivo abre oportunidades aos futuros profissionais pela Coordenação de estágio que estabelece contato com as empresas de Rio Verde e Região. O propósito é buscar vagas no mercado de trabalho, bem como, divulgar os cursos e suas respectivas áreas de trabalho. As vagas são recebidas no e-mail estagio@faculdadeobjetivo.com.br e repassadas aos alunos, cadastrados no sistema de e-mails da faculdade.

O IEL (Instituto Euvaldo Lodi) em Rio Verde, executa o trabalho de encaminhamento e preenchimento de vagas de forma on-line, pelo site www.sitedoestagio.com.br. “O estudante faz o cadastro gratuito, e assim conforme o perfil da vaga estabelecido pela empresa, encaminhamos os melhores currículos”, explica Flávia Oliveira, gerente do IEL. “O aluno recebe as vagas com seu perfil por e-mail, podendo aceitar a vaga ou não”, completa a gerente. Ainda no site, o aluno pode fazer cursos on-line e atualização de informações de seu currículo.

Durante o ano de 2010, em Goiás foram colocados 15.715 alunos em estágios. No primeiro semestre deste ano, os números mostram que 8.392 estagiários já foram encaminhados, conforme dados do IEL.

A Faculdade Objetivo ofereceu, no ano passado, quase 150 vagas, entre elas estágios e contratações para os alunos. No primeiro semestre de 2011, A Instituição já ofereceu 197 vagas.

Por Brunno Rodrigues - Especial para o Rio Verde Agora

Compartilhe

Comente: Estágio: mais oportunidades para o Mercado de Trabalho