Equoterapia na Exposição Agropecuária

Visitantes da 53ª Exposição Agropecuária de Rio Verde têm a oportunidade de conheecr trabalho realizado com alunos especiais


Em sua 53ª edição, a Expo Rio Verde trará apresentações de equoterapia, uma atividade desenvolvida para a reabilitação de pessoas com necessidades especiais, e uma palestra sobre o tema durante o evento. Assim a sociedade conhecerá este trabalho voluntário realizado pelo Sindicato Rural em parceria com a Faculdade Objetivo, Rações Comigo e a Prefeitura Municipal, em que o tratamento é gratuito.

O coordenador do Centro de Equoterapia Primeiro Sorriso, Alvanir Júnior, afirma que em poucas sessões, as melhoras nos pacientes são nítidas. O tratamento é realizado por profissionais, como fisioterapeutas e universitários, os quais são treinados pessoalmente por ele.

As aulas e tratamentos acontecem no Parque de Exposições, onde alunos especiais da Escola Bom Pastor, por exemplo, utilizam o serviço com disponibilidade de 20 vagas a cada semestre. Os interessados, comenta ele, podem procurar o Sindicato Rural e passar por uma entrevista.

Competições
Não só liberdade e independência, mas também saúde física e psicológica são benefícios da equoterapia. Alunos do Centro também se destacam como atletas, disputando campeonatos nacionais.

Como prova de superação cinco deles participaram do Campeonato Brasileiro Paraequestre, em Brasília. Os rioverdenses Elvis da Silva Melo, Sissy Romano, Ana Lúcia Amaral, Alvanir Júnior e Isaura Maria de Paula elevaram o estado de Goiás ao topo da lista de premiações e medalhas, num total de onze medalhas, sendo três de ouro. A atleta Sissy, vítima de dois AVC´s, foi classificada para o campeonato mundial, no México.
 
Fonte: Sindicato Rural de Rio Verde

Fotos

Imagem de Equoterapia na Exposição Agropecuária

Compartilhe

Comente: Equoterapia na Exposição Agropecuária