Dia D para o curso de Medicina na Fesurv

Conselho Estadual de Educação dará parecer sobre a autorização do curso hoje em Goiânia


Acontece na manhã desta sexta-feira, no 2º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, reunião deliberativa com os 24 membros do Conselho Estadual de Educação para decidir sobre a autorização para a abertura do curso de medicina na Universidade de Rio Verde (Fesurv). O professor Marcos Elias Moreira será o relator da discussão.
 
O processo de solicitação da abertura do curso em Rio Verde estava parado no CEE-GO desde 2005 e voltou a tramitar em junho de 2010. Se aprovado, o próximo passo será a vistoria do Conselho ao prédio da Universidade para que possam ser feitas as adequações necessárias.

Hoje, todos os três cursos de medicina oferecidos no Estado estão localizados em Goiânia e Região Metropolitana. Essa decisão trata-se do primeiro caso de autorização de um curso de medicina no interior de Goiás e do Sistema Estadual de Educação.

A autorização da escola de medicina para a Universidade de Rio Verde será a oportunidade de equilibrar a oferta de cursos no Estado, uma vez que vem atender aos alunos que estão no interior e também do Brasil, onde há regiões com grande número de cursos em detrimento de outras. No país, segundo o site das escolas médicas do Brasil, há 181 escolas de medicina e, do total, o Centro Oeste é a região que menos tem cursos, 12 e o Sul, o maior número, 81, seguido pela região Nordeste, com 39 cursos em funcionamento, região Sul com 31 escolas e região Norte com 18 cursos.

A perspectiva é que, caso seja aprovada a proposta, já no primeiro semestre de 2012 a faculdade de Rio Verde conte com mais esta graduação, ou seja, o próximo processo seletivo (2012/1) já oferecerá esta opção aos estudantes.

Compartilhe

Comente: Dia D para o curso de Medicina na Fesurv