Comigo prepara ‘10º Seminário do Leite’

Evento acontecerá no dia 16 de setembro


A COMIGO traz a 10° edição do Seminário do Leite: Acompanhando o Desenvolvimento da Pecuária Leiteira, que acontece no dia 16 de setembro, a partir das 8h, nas instalações do Centro Tecnológico COMIGO, com a abertura no auditório I, em Rio Verde - GO.
 
A dinâmica do evento será a de apresentação de diferentes estações, sendo elas:
1) Importância do Manejo Nutricional para a Melhoria na Qualidade do Leite, com Milton Luiz Moreira Lima, zootecnista, doutorado e professor da UFG. Nesta estação será abordada a importância da alimentação correta e mais adequada para as novilhas leiteiras, considerando que a mesma desenvolve grande influência na composição do leite de boa qualidade.

2) Aspectos Econômicos da Produção de Silagem, com João Ricardo, zootecnista e professor da UEPG - PR é o tema desta estação. O assunto é de grande importância para a região, visto que boa parte dos produtores leiteiros pratica a silagem e, mais do que isso, busca cada vez mais a profissionalização e especialização nesta prática.

3) Balde Cheio, com Carlos Eduardo Freitas Carvalho, engenheiro agrônomo da Cooperideal, é o tema da terceira estação. O programa Balde Cheio é desenvolvido pela Embrapa São Carlos, em parceria com a Faeg, Senar Goiás, Sindicatos Rurais e é realizado pela COMIGO em sua área de atuação, e tem crescido constantemente, atendendo hoje mais de 400 municípios e aproximadamente 5 mil produtores. O foco do projeto é a produção de leite pela própria família.

4) A quarta estação será Reprodução e o Impacto na Produção de Bovinos Leiteiros, com Leandro Francisco Gofert, médico veterinário da Agener União.

5) Seleção de Trabalhador na Bovinocultura para Atuar no Manejo Racional, com Marcelo Simão da Rosa, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais. Nesta estação, notar-se-á que atualmente, com a profissionalização da pecuária leiteira, é imprescindível que a mão-de-obra seja mais qualificada conduzindo o manejo das vacas leiteiras da melhor maneira possível.

6) Custo de Produção de Novilhas Leiteiras, com Marco Aurélio Lopes, professor da UFLA/DMV. Uma das principais deficiências na sustentabilidade de produção de leite é a má determinação dos custos. Neste ponto, vale observar que os animais de recria contribuem em grande parte no custo total da produção leiteira.
O evento, a cada edição, tem superado a expectativa de público e participação dos cooperados. A COMIGO procura sempre trazer temas atuais, para o debate no Seminário do Leite, que ilustrem as diversas e importantes situações com que o pecuarista leiteiro tem se deparado no dia-a-dia.

Fonte:www.comigo.com.br

Compartilhe

Comente: Comigo prepara ‘10º Seminário do Leite’