Circuito ambiental da Tecnoshow em obras

45 cenários que vão compor a estrutura estão sendo construídos


As instalações do Circuito Ambiental da TECNOSHOW COMIGO 2011 já estão em fase de construção. Obras de alvenaria, instalações elétricas para som, luz e a parte de jardinagem estão a pleno vapor. A informação é do idealizador do tema deste ano, Eduardo Hara, engenheiro agrônomo da COMIGO.

Eduardo revela que o tema deste ano será: "Frutos da Natureza Humana". Ele ainda adiantou que nesta edição o Circuito não abordará especificamente a degradação da natureza. “Este ano vamos falar da natureza humana e como ela tem ameaçado a existência dos animais e do próprio homem”, adiantou ele.
 
Segundo Hara, a ideia é a de impactar e sensibilizar os visitantes para a autossustentabilidade. Para este ano 45 cenários vão retratar as consequências que a vida em sociedade tem causado às futuras gerações. “Queremos fazer um balanço entre o mundo industrializado e os valores éticos e morais”, explicou. De acordo com Eduardo, as pessoas não precisam deixar de consumir ou de ganhar dinheiro para manter a vida na Terra ou para preservar a natureza. ”Esperamos que as pessoas possam ganhar seu dinheiro, mas que isso seja de forma eficiente, sustentável e sem exploração. Queremos que as pessoas continuem a consumir, mas racionalmente, equilibradamente, deixando de lado a ostentação e o desperdício e valorizando a racionalização e a reciclagem”, enfatizou.

Para o Eduardo Hara, a exploração dos recursos naturais segundo os modelos dominantes atualmente, envolve grande dose de irracionalidade e desperdício, e pode em pouco tempo levar ao esgotamento irreversível dos recursos renováveis.
Sobre a estrutura, o coordenador do Circuito Ambiental, Wanderlan Arantes Pontes, disse que haverá uma inversão das portas de entrada e saída. “A entrada agora será onde era a saída no ano passado”. Ele salientou que tudo está sendo preparado para proporcionar às pessoas uma experiência capaz de despertar os estímulos sensoriais auditivos, visuais e o tato.

Esta é a quinta edição do Circuito Ambiental na TECNOSHOW COMIGO. Em 2007, o tema inaugural, de autoria de técnico em educação ambiental da Emater-PR, Hamilton José Lisboa (in memorian), foi: Planeta Terra: a casa que eu te aluguei. A propósito, o Circuito leva o nome de Hamilton.

Por Samir Machado
Assessoria de Imprensa - Comigo

Quer sugerir uma notícia? Envie e-mail para contato@rioverdeagora.com.br e nos diga o que é importante para você!

Fotos

Imagem de Circuito ambiental da Tecnoshow em obras

Compartilhe

Comente: Circuito ambiental da Tecnoshow em obras