Chuva de granizo assusta rio-verdenses

Fenômeno aconteceu na tarde desta quinta, 28 de abril


Moradores de Rio Verde se assustaram nesta tarde de quinta-feira, 28. A chuva que caiu por volta das 5 horas trouxe granizo, algo incomum na cidade

A volta do trabalho para casa foi interrompida por alguns, como é o caso de Sheila Mendes. A empresária não saiu do lugar onde trabalha devido ao medo de ter seu carro danificado com pequenos amassados ou arranhões. “Estava quase saindo do trabalho quando vi que estava chovendo granizo. Achei melhor ficar no trabalho até parar a chuva”, concluiu.

Moradores também temeram pelos telhados de suas casas. A dona de casa Helena Silva foi pega de surpresa, de acordo com ela. “Eu estava dentro de casa quando ouvi uns barulhos na calha. Quando fui lá fora olhar estava chovendo granizo. Fiquei meio assustada”, disse. Helena explicou que o medo veio por que algumas ‘pedras’ era relativamente grandes.

Como acontecem as chuvas de granizo
O granizo nada mais é do que uma pedra de gelo formada dentro de nuvens muito compactas e altas, também chamadas cumulonimbos. Aquelas que se parecem com bigornas.

Dentro dessas nuvens, o ar úmido, resultante da evaporação de água da superfície, está sempre se movimentando de cima para baixo, e causam a formação de gotículas de água em baixa temperatura.

À medida que a nuvem sobe na atmosfera, a temperatura fica mais baixa: -0,6 C a cada 100 metros. Assim, essas nuvens normalmente atingem temperaturas abaixo de zero.

Com isso, as gotas de água tendem a congelar na nuvem, e aumentam de tamanho com seu movimento de sobe-desce. Isso faz com que surja a descida sucessiva de novas camadas de água e a junção de pedras de gelo, que caem quando atingem determinado peso.

Por Dyego Queiroz - Especial para o Rio Verde Agora

Compartilhe

Comente: Chuva de granizo assusta rio-verdenses