Calibração de válvula de segurança - Entenda hoje

A válvula de segurança é um dispositivo usado para evitar uma perda excessiva de pressão do gás. O dispositivo também é chamado como válvula de alívio de pressão.


 

A válvula de segurança é um dispositivo usado para evitar uma perda excessiva de pressão do gás. O dispositivo também é chamado como válvula de alívio de pressão. A calibração de válvula de segurança é um protocolo de segurança, bem como de manutenção.

São verificadas questões como:

  • Se a válvula foi instalada de acordo com o requisito e por profissionais especializados,
  • se a instalação foi feita corretamente,
  • e se a calibração de válvula de segurança será mantida, objetivando o não vazamento.

Um dos grandes riscos dentro do contexto que conversamos é sobre os agentes de limpeza. Se você não usou nenhum forte agente de limpeza ou petróleo e gás fortes, você não deve se preocupar com isso.

Aqui você saberá o que fazer na hora da calibração de válvula de segurança, o que é, e como é feita (também quem realiza esse serviço).

 

O que é calibração de válvula de segurança

A calibração de válvula de segurança tem como objetivo avaliar a composição e a conservação de tubulações e vasos de pressão, além de outras instalações que trabalham com a pressão de fluidos diversos como sistemas de caldeiras, compressores, reatores, dentre outros. O processo diminui os perigos estruturais nas redes.

As variadas funções desses dispositivos de segurança são de suma importância. Eles são utilizados para monitorar a pressão do gás e manter uma verificação sobre a eficiência do equipamento. Este dispositivo é de grande utilidade e importância em diferentes indústrias.

As válvulas de segurança tem a capacidade de fornecer leituras precisas de pressão, temperatura e outros fatores necessários para serem verificados e mantidos adequadamente; é por isso que calibração de válvula de segurança tem que ser feita periodicamente.

 

Como é feita a calibração de válvula de segurança

Através de uma bancada de calibração de válvula de segurança, elas passam por testes que constatam sua qualidade e garantem o seu pleno funcionamento. É primordial contar com uma empresa especializada no ramo, e que tenha uma bancada com:

  • 2 manômetros, 
  • 1 tanque pulmão, 
  • 2 válvulas agulhas,
  • Esferas, 
  • E um sistema digital. 

 

Neste procedimento, é feita a retirada das válvulas de segurança do local instalado. Depois:

  • É avaliado o seu estado geral;
  • É feita a calibração da pressão de abertura conforme necessário;
  • Aplica-se Nitrogênio até o limite, e é feita uma análise no manômetro padrão devidamente aferido e com padrões rastreáveis pela RBC;
  • Execução em campo com a bancada de calibração e/ou em laboratório;
  • É fixado o lacre e a plaqueta de manutenção com a ordem de serviço e a data;
  • É realizada novamente a instalação da válvula de segurança no equipamento;
  • É emitido o certificado de calibração para válvulas com padrões rastreáveis pela RBC (Rede Brasileira de Calibração).

A pressão pode ser ajustada de acordo com as necessidades, assim como a verificação do procedimento operacional padrão da válvula e sua estanqueidade (sem vazamento).

Para que estes dispositivos funcionem com eficiência na abertura e no seu fechamento após o alívio da pressão, é crucial que a calibração de válvula de segurança seja feita periodicamente para garantir a manutenção preventiva, para certificar que está com um controle preciso.

 

Quem realiza a calibração de válvula de segurança?

A calibração de válvulas de segurança deve ser feita por uma empresa de engenharia especializada e pode ser realizada no próprio local. 

Também é importante considerar a frequência de utilização, o grau de corrosão ou de risco operacional que um determinado equipamento pode oferecer, impactando também no intervalo entre as calibrações.

Independentemente do prazo, após cada calibração de válvulas de segurança é necessário estipular a nova data do procedimento, além de solicitar que o prestador do serviço emita o certificado de calibração, garantindo as boas condições operacionais do dispositivo.

Normalmente, o prazo para fazer a calibração de válvula de segurança é de 12 meses, nesse espaço de tempo pode ocorrer outra caso ocorra uma falha no sistema e uma manutenção corretiva de emergência seja inevitável.

 

NR 13 - calibração de válvula de segurança

A Norma Regulamentadora nº 13 ou inspeção NR 13, criada pelo Ministério do Trabalho e do Emprego, determina orientações em relação às caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos, utilizados especialmente nas indústrias.

Os principais objetivos da NR13 são:

  • Definir regras claras para inspeção de segurança;
  • Operação desses equipamentos;
  • Segurança dos trabalhadores;
  • Preservação do patrimônio da empresa e evitar riscos ao meio ambiente.

A calibração de válvula de segurança é um método fundamental e exigido pela Norma Regulamentadora NR-13. Este mecanismo tem como propósito avaliar a constituição e a conservação das tubulações e dos vasos de pressão, além de outras instalações que trabalham com pressão de fluidos como:

  1. sistemas de caldeiras, 
  2. compressores, 
  3. reatores e etc.

A calibração de válvula de segurança diminui consideravelmente os perigos estruturais nas redes, e preserva a vida de quem está nas proximidades em caso de falha do sistema ou acidentes.

 

Certificado de calibração de válvula de segurança

O Certificado de Calibração é um documento, emitido a partir da Calibração de válvula de segurança, por uma empresa especializada, que tenha seus processos apropriados e em conformidade a norma NBR ISO/IEC 17025 e que tenham padrões de referência nacional ou internacional.

Um dos objetivos do Certificado de Calibração de válvula de segurança é fornecer para o cliente os erros de medição do equipamento na hora da calibração.

Conhecendo os erros do seu instrumento de medição, o cliente poderá corrigi-los no momento do uso, tornando a aferição mais exata e de maior confiança.

  • O certificado de calibração de válvula de segurança é emitido em cópia física e vai junto com o produto, facilitando a comparação do material na hora do recebimento.
  • O certificado de calibração de válvula de segurança possui uma numeração única por calibração, garantindo sua identificação por cada equipamento calibrado.
  • Possui o rastreio à rede brasileira de Calibração RBC - Inmetro ou internacionais
  • Atendem a todas as normas de qualidade, entre elas a ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO/TS 16949, ISO/IEC 17025, RDC59, Portarias Técnicas do Governo, 
  •  Seguem rigidamente as normas de referência de cada válvula de segurança
  • Consta a data da calibração de válvula de segurança e o nome do profissional responsável, para poder rastrear as informações.

Agora que está por dentro, faça a sua calibração de válvula de segurança dentro do prazo e fique tranquilo com a funcionalidade dos seus equipamentos.

Compartilhe

Comente: Calibração de válvula de segurança - Entenda hoje