Alunos do último período de medicina solicitam à UniRV antecipação da colação de grau

Em nota, alunos solicitam antecipação da colação de grau do curso de medicina.


Os alunos do curso de medicina do décimo segundo período solicitam à UniRV antecipação da colação de grau, devido a calamidade pública.

Diversas faculdades já anteciparam a colação de seus alunos, tais como: Universidade Federal de Goiás (UFG), de Goiânia
Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN), de Aparecida de Goiânia
Faculdade Morgana Potrich (FAMP), de Mineiros, 
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), de Goiânia 
Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), de Porto Nacional - TO
Centro Universitário de Brasília (CEUB) de Brasília - DF
Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC), de Araguari - MG

Em nota: 

" Viemos por meio dessa nota, ressaltar nossa indignação frente à Universidade de Rio Verde. Ainda no ano de 2020, no início da pandemia causada pelo novo coronavirus, mais especificamente no início de abril, a UniRV se mostrou sensibilizada pela situação que estava ocorrendo no Brasil, e no mundo e antecipou a colação de grau dos estudantes de medicina no décimo segundo período (possível por lei, quando estão no último período do curso e já completaram 75% da carga horária do internato médico). Naquela época, o número de casos nem se comparava a situação pandêmica em que vivenciamos hoje, segundo o G1, no dia 19 de abril de 2020, o estado de Goiás tinha 393 casos confirmados e 18 óbitos devido ao coronavirus.
Já em março de 2021, quando procurada por estudantes do mesmo período, a universidade se mostrou rígida em relação à antecipar a colação de grau dos mesmos, e vários estudantes procuraram a via judicial. Naquele mês, Goiás chegou a ter mais de 98 mortes e 2000 casos, por dia. Após desacatar 3 ordens juciais favoráveis aos estudantes, e tal situação noticiada pela mídia, a UniRV se manifestou dizendo estar sensibilizada com a situação, novamente, e colou grau de cerca de 160 alunos, enviando esses médicos para atuarem frente a pandemia, afirmando que eles estavam preparados para atuarem em toda sua vida médica.
Agora, no segundo semestre do mesmo ano, a situação se repete. Universitários do curso de medicina da UniRV movendo ação judial contra a mesma (alguns já obtiveram autorização judicial, porém a mesma ainda não foi acatada) e tentando se comunicar com a universidade, que de maneira alguma, aceita conversar com seus alunos. 
Trata-se de um caso de discriminação (ferindo o direito a igualdade) com os estudantes de medicina, da mesma instituição, mesmo período, muitos com PROPOSTAS IMEDIATAS DE EMPREGO, para atuarem na linha de frente da pandemia, e que vivenciam uma situação pandemica importante, onde ainda estamos em estado de calamidade publica, com um número importante de novos casos e óbitos todos os dias.
Portanto, nós, a grande maioria dos estudantes de medicina da Universidade de Rio Verde, Campus Goianésia, Rio Verde e Aparecida de Goiânia, solicitamos que a UniRV, de forma sensata, se sensibilize com a populacao de TODO o Brasil, que ainda necessita muito de atendimento médico, e de forma sensata cumpra com a lei, respeitando nossos direitos, e antecipe a colação de grau dos estudantes devidamente matriculados no decimo segundo periodo do curso de medicina."

Compartilhe

Comente: Alunos do último período de medicina solicitam à UniRV antecipação da colação de grau